Os Lagos
Os lagos são extensões de água doce mais ou menos profundas. A massa permanente de agua é depositada numa depressão de terreno e não tem comunicação imediata com o mar.
Os lagos desempenham um papel importante na vida do ser humano. A sua utilidade estende-se aos sectores económico desportivo e turístico.
Origem dos lagos
Os lagos pode ter diversas origens e classificam se em:
Lagos de origem interna – lagos abatidos e que podem ser tectónicos (originados por fracturas no terreno, por inflexões a crusta terrestre ou por desabamento de cavidades subterrâneas) ou vulcânicos (localizados em crateras vulcânicas ou nos afundamentos provocados por explosões vulcânicas);
Lagos de origem externa – destacam se os de erosão, de barragem e residuais;
De erosão são originados pelas chuvas, pelo vento ou pelos glaciares;
De barragem – são variados, pois o obstáculo de retenção das águas também é varia. Assim sendo, existem lagos detidos por morrias glaciares, desabamento de barreiras marinhas, aluviais, entre outros.
Residuais – encontram-se nos restos de bacias marinhas que existiram em tempos remotos.
Principais tipos de lagos
Os lagos emissores – são alimentados por chuvas, pela fusão do gelo ou pelo escorrimento das vertentes; originam rios. Por exemplo, o rio Nilo nasce no lago vitória.
Os lagos transmissores – são atravessados por rios e, por tanto, são reguladores do caudal dos rios.
Os lagos receptores – são alimentados por rios, não escoamento e a sua massa de água estabelece-se por um equilíbrio regulado pela evaporação.
Leia Também Sobre:
Obrigado pela aula Consegui resolver a minha Prova final. Grato pela Ajuda..