Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o exclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte.
O português é a língua oficial de Angola. De entre as línguas africanas faladas no país, algumas têm o estatuto de língua nacional. Estas assim como as outras línguas africanas são faladas pelas respectivas etnias e têm dialectos correspondentes aos subgrupos étnicos.
O língua étnico com mais falantes em Angola é o umbundu, falado pelos Ovimbundu na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos. É língua materna de cerca de um terço dos angolanos.
O kimbundu (ou quimbundo) é a segunda língua étnica mais falada – por cerca da quarta parte da população, os Ambundu que vivem na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza Sul. É uma língua com grande relevância, por ser a língua da capital e do antigo Reino do Ndongo.
Seis línguas étnicas têm o estatuto oficial de “língua nacional”: por ordem de importância numérica são o umbundu, o kimbundu, o kikongo, o côkwe, o ganguela e o cuanhama. Estas línguas ocupam um certo (limitado) espaço na comunicação social, em documentos (por ex. avisos) exarados por entidades oficiais e na educação.
Leia Também Sobre:
- Rio Incomati: localização, nascente e importância
- MERCOSUL: Antecedentes, Países Membros, Formação, Características e seus Problemas
- Elementos do Espaço agrário
- Lago Niassa: Localização, Mapa, Significado e História
- Abordagem Sobre a Pedologia
- Fatores da organização do espaço agrário
- Circulação Geral da Atmosfera
- Tipos de pluviosidade e sua distribuição geográfica
- Línguas faladas em Angola