De entre as línguas africanas faladas no país, algumas têm o estatuto de língua nacional. Estas assim como as outras línguas africanas são faladas pelas respectivas etnias e têm dialectos correspondentes aos subgrupos étnicos. O português é a língua oficial de Angola.
A língua étnica com mais falantes em Angola é o umbundu, falado pelos Ovimbundu na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos. É língua materna de cerca de um terço dos angolanos.
O kimbundu (ou quimbundo) é a segunda língua étnica mais falada – por cerca da quarta parte da população, os Ambundu que vivem na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza Sul. É uma língua com grande relevância, por ser a língua da capital e do antigo Reino do Ndongo. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa.
O kikongo (ou quicongo) falado no norte, (Uíge e Zaire) tem diversos dialectos. Era a língua do antigo Reino do Kongo, e com a migração pós-colonial dos Bakongo para o Sul esta tem hoje uma presença significativa também em Luanda. Ainda nesta região, na província de Cabinda, fala-se o fiote ou ibinda. O chocué (ou tchokwe) é a língua do leste, por excelência. Tem-se sobreposto a outras da zona leste e é, sem dúvida, a que teve maior expansão pelo território da actual Angola, desde a Lunda Norte ao Cuando-Cubango.
Kwanyama (Cuanhama ou oxikwanyama), nhaneca (ou nyaneca) e sobre tudo o umbundo são outras línguas de origem bantu faladas em Angola. No sul de Angola são ainda faladas outras línguas, algumas pertencentes ao grupo khoisan, faladas por pequenos grupos de san, também chamados bosquímanos, outras faladas por pequenas etnias bantu.
Embora as línguas étnicas sejam as habitualmente faladas pela maioria da população, o português é a primeira língua com cerca de 40% de falantes da população angolana. A semelhança de Moçambique, maior parte da população que fala Português como primeira língua, vive na capital.
Seis línguas étnicas têm o estatuto oficial de “língua nacional”: por ordem de importância numérica são o umbundu, o kimbundu, o kikongo, o côkwe, o ganguela e o cuanhama. Estas línguas ocupam um certo (limitado) espaço na comunicação social, em documentos (por ex. avisos) exarados por entidades oficiais e na educação.
Leia Também Sobre:
- Rio Incomati: localização, nascente e importância
- MERCOSUL: Antecedentes, Países Membros, Formação, Características e seus Problemas
- Elementos do Espaço agrário
- Lago Niassa: Localização, Mapa, Significado e História
- Abordagem Sobre a Pedologia
- Fatores da organização do espaço agrário
- Circulação Geral da Atmosfera
- Tipos de pluviosidade e sua distribuição geográfica
- Língua oficial de Angola