Origem e Significado do Termo Biodiversidade
A idéia da diversidade das espécies surgiu com a junção da taxonomia e da biogeografia. A segunda é uma ciência que se ocupa da localização geográfica da ocorrência das espécies, e a primeira, do estudo, descrição e classificação de novas espécies, a Taxonomia.
O termo em inglês biological diversity (diversidade biológica) foi criado por Thomas Lovejoy no ano de 1980, enquanto o termo biodiversity (biodiversidade) foi inventado por W.G. Rosen em 1985. Desde este momento, o termo e o conceito são muito utilizados entre os biólogos, ambientalistas e ecologistas de todo o mundo.
O termo diversidade biológica foi criado por Thomas Lovejoy em 1980, ao passo que a palavra Biodiversidade foi usada pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson em 1986, num relatório apresentado ao primeiro Fórum Americano sobre a diversidade biológica, organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (National Research Council, NRC). A palavra “Biodiversidade” foi sugerida a fim de substituir diversidade biológica, expressão considerada menos eficaz em termos de comunicação.
Definição de Biodiversidade
Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Para efeitos da presente reflexão fica a definição que para vários especialistas neste ramo do saber unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:
- Diversidade genética – diversidade dos genes em uma espécie.
- Diversidade de espécies – diversidade entre espécies.
- Diversidade de ecossistemas – diversidade em um nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.
Portanto, Biodiversidade é a “totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região”. Deste modo, a biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta.
Leia Também Sobre: