Conteúdos
Origem e difusão da agricultura
A agricultura teve origem de acordo com diferentes autores em vários sítios. Uns afirmam que teve origem no sudeste asiático nomeadamente com rizomas, árvores, e pequenos animais domésticos como: A galinha e o porco. Uns afirmam que foi na região próximo do oriente nos vales dos rios tigre e Eufrates e outros defende que foi nas regiões tropicais, mas esta última hipótese foi afastado e o crescente fértil próximo do meio de oriente aparece comprováveis berço de diagnosticar.
Citentizando, agricultura foi o berço de crescente fértil do meio oriente concretamente no território da Mesopotâmia actual estádio do Iraque, nos vales dos rios tigres e Eufrates abrangido também os territórios do Iraque, Jordânia, Irão, síria, Turquia, Israel, depois expandiu se para o leste e ocidente mais tarde para Europa , como os resultados das migrações para os povos anataulicas movidos de instrumentos de agricultura.
Recolecção do paleolítico
No paleolítico, o homem vivia essencialmente da raça, da pesca e de recolha de frutos e plantas. O homem era nómada, deslocando se em função das estações do ano consoante a escassez de alimentos, movimentando se espontaneamente de acordo com o que a natureza lhe proporcionava, desconhecia o cultivo das plantas e a domesticação dos animais.
Onde encontra se raízes, caules, folhas e frutos, ai permanecia ate que estes recursos se esgotassem.
Para outros a agricultura surgem devido a escassez dos recursos alimentares por causa das mudanças ambientais (climáticas) verificadas nos finais do paleolítico.
Agricultura da Ásia das monções e oásis
Agricultura das da Ásia das monções.
Nos países do extremo oriente (Japão, correia, e china) e nos do sudeste asiático (Birmânia, Tailândia, filipinas, Malásia, indonésia, Vietname), o arroz e o alimento básico este e cultivado nas planícies e nos deltas dos rios, alem nas encostas de montanhas. As águas dos rios yangtze amarelos, Mekong outros são intensamente aproveitadas para a cultura irrigada do arroz (Rizicultura e orizicultura).
Os agricultores preparam o campo, abre canais de irrigação transportam a terra e constroem vários canteiros rasos para reter agua, separados uns dos outros saliências.
Agricultura no oásis
E um tipo de agricultura muito particular que e praticada no norte de África (Deserto de sahara), e um sistema de poli cultura tem extrema divisão de propriedade, possuem uma presença assinalável de árvores, como palmeira e de maneiras indispensável para alimentação, sombra e contenção do avanço das árias do deserto.
Agricultura moderna
A agricultura moderna apoia se cada vez mais na investigação cientifica e na industria para aperfeiçoar as técnicas e métodos de cultura e depende cada vez menos dos condicionalismos físico naturais. No mundo de hoje, a agricultura utiliza os aspectos cada vez mais sofisticados, onde de forma clara, os computadores e a electrónica desempenham um papel cada vez maior. A agricultura moderno possui cada vez mais formação e um conjunto de recursos técnicos e tecnológicos que lhe permitem com menor esforço produzir quantidades progressivamente maiores e de melhor qualidade dispensando muita mão-de-obra.
─ Na introdução de novas variedades de plantas que permitem aumentar significativamente os rendimentos.
─ Na utilização de técnicas agrícolas que permitem a generalização da mecanização e dos sistemas de rega (por aspersão, gota a gota etc).
─ No uso de crescente a racional de adubos, que possibilitam uma rápida produção, enquanto o uso de herbicidas, de insecticidas e de fungicida permite a eliminação de ervas daninhas as pragas que atacam as culturas.
─ No estado das características físicas e químicas dos solos por forma a serem utilizados por culturas que a eles mais se adaptam.
Progresso e crise no Ocidente cristão
O século XII é a fase decisiva na evolução da vida económica da idade Media pois houve o aumento demográfico. Os moinhos mecânicos movidos as águas moem grãos e azeitonas. Entre os século XII e XIII, aparece de ferro como o aviado de rodas e com avença a foice e o forcado.
No século XIII, a lavoura melhora, os adubos são utilizados fertilização dos solos, os que contribuem significativamente para aumentar a produção agrícola, uma vez que as sementes passam a produzir seis vezes mais. Altera se a cultura de cereais como verduras, legumes ( ervilha, fava e lentilha) e plantas aromáticos (Ariz, cominho, e açafrão)muito usado na época medieval.
A agricultura no século XIV e XV
Este é caracterizado por uma grande retrocesso no campo agrícola devido, por exemplo, as catástrofes agrícola, ao flagelo da peste negra, ás pilhagens e devastações decorrentes da guerra dos Cem anos. Esta situação teve um impacto negativo muito profundo na vida das populações, traduzindo se no abandono dos campos e provocando um êxodo rural incontrolável para os centros urbanos, reduzindo a mão-de-obra agrícola e transformando a paisagem rural.
A agricultura na época dos descobrimentos.
Ate ao século XV, a agricultura Europeia baseando se nas plantas cultivadas desde tempos remotos. Isto acontecia pois o mundo conhecido estava, nessa altura, restrito a franca da bacia do mediterrâneo e certas áreas da Ásia, África e Europa.
Com as grandes navegações, e que foram posteriormente ai introduzidas.
Este processo ocorreu após o século XV e XVI. Mas tarde com a colonização das terras descobertas os colonizadores europeus transportaram plantas da Europa para as novas terras.
A difusão das plantas cultivadas
No Canadá, Austrália e nova Zelândia, o trigo, a aveia, o gado e os frutos de clima temporada foram introduzidas pelos colonizadores ingleses e franceses.
Nos EUA, a semelhança com o clima da Europa permitiu igualmente que os colonizadores ingleses reproduzem as praticas agrícolas das suas terras. Levaram o trigo, a aveia, o centeio e a cevada, e alem de animais.
Na região da Califórnia, nos EUA, os europeus introduziram a vinha e o citrinos já cultivados no mediterrâneo.
O arroz, cultivado no extremo oriente, foi levado para a região do mediterrâneo europeu e depois para a África e América. O milho, vegetal tipicamente americano, difundiu se pela Europa, África e Ásia. A mandioca americana foi levada para a África, onde se tornou um alimento básico de muitas populações. O chá a índia expandiu-se para a África e para o Brasil. A banana, proveniente das regiões quentes e húmidas da Ásia, foi difundida pela África e América.
A algodão planta nativa das regiões quentes de América e da Ásia, foi também introduzido na Europa e África.
A revolução agrícola no século XX
O século XX apresento uma verdadeira revolução da técnica agrícola através do desenvolvimento cientifico da agronomia, agricultura conseguiu, com sucesso, variedades vegetais existentes acercas doenças, variedades de maior produtividade mas ricas em proteínas e também de crescimento mas rápido. A obtenção dessas variedades tem possibilitado que a agricultura esteja em diferentes áreas da terra, aumentado assim as áreas cultivadas. O trigo já é plantado em áreas frias das planícies centrais do Canadá e Rússia.
Nas áreas de clima fria temperado, tem sido possível cultivar flores, hortaliças e legumes em grandes estufas aquecidas.
Leia Também Sobre: