A hidrografia – é a ciência que estuda a hidrosfera ou seja as águas continentais (rios, lagos, lagoas e pântanos), águas subterrâneas e águas marítimas.
Caudal de um rio -é a quantidade de água em secção de um rio num dado momento.
Bacia hidrográfica – é o conjunto formado pela rede hidrográfica e os terrenos drenados, pelo rio principal.
Rede hidrográfica – é o conjunto formado pelo rio principal, seu afluente e seu subafluente.
Afluente de um rio – é um pequeno rio que tem a sua foz no rio principal.
Subafluente de um rio – é um pequeno rio que tem a sua foz no afluente.
Conteúdos
Classificação do regime dos rios
Rios de regime constante ou permanente – são rios de região equatorial que apresentam o mesmo caudal ao longo do ano por exemplo: os rios amazonas (América do Sul) e Congo (África);
Rios de regime periódico – são rios das zonas tropicais que na época chuvosa apresentam cheias e na época seca apresentam estiagem por exemplo: os rios Limpopo, Save, Níger, Ganges.
Rios de regime irregular – são rios das zonas desérticas que durante a época seca o leito fica completamente seco, como por exemplo: Os rios Ouedes no deserto de Sahara e Crecks na Austrália.
As principais bacias hidrográficas de Mocambique: Rovuma, Lúrio, Zambeze, Búzi, Púnguè, Save, Limpopo, Incomáti e Umbelúzi.
A Bacia do Rovuma
O rio Rovuma nasce na Tanzânia e tem sua foz no Oceano Índico, perto de Palma, em forma de estuário. No nosso País percorre 650 km.
Os afluentes da bacia do Rovuma são rio Lugenda (nasce no lago Chiúta) e os rios Messinge e Lucheringo (ambos nascem no lago Niassa).
A Bacia de Lúrio
O rio Lúrio nasce no monte Malema em Nampula até a sua foz no Índico, é o rio mais comprido que nasce no interior do país. No entanto, separa as províncias do Niassa e Cabo Delgado com a de Nampula.
A Bacia do Zambeze
O rio Zambeze nasce perto de Angola, ao longo do seu percurso separa dois países, Zâmbia e Zimbabwe. Em Moçambique percorre 820 km de Zumbo ao Índico. A bacia do Zambeze é a maior no nosso país ocupando as províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia.
As Bacia de Búzi e de Púngue
Esses dois rios nascem no Zimbabwe, atravessam Manica e Sofala até Índico, percorrendo a mesma distância de 322km, na bacia de Búzi, localiza se o rio Revue onde se encontra a Barragem de Chicamba Real na provincial de Manica.
A Bacia de Save
O rio Save nasce no Zimbabwe e tem sua foz no Índico, perto do distrito de Nova Mambone.
A Bacia de Limpopo
O rio Limpopo nasce na África do Sul perto de Johannesburg. A bacia de Limpopo ocupa a maior parte da Província de Gaza e possui os seguintes afluentes:
Rio dos elefantes onde se localiza a barragem de Massingir;
Rio Changane que nasce perto de Chibuto.
A barragem de Macarretane localiza-se no rio Limpopo, distrito de Chókwè , província de Gaza.
A Bacia de Incomáti
O rio Incomáti nasce na África do Sul e penetra em Moçambique através do Ressano Garcia até Marracuene, perto da baía de Maputo. Um dos afluentes da bacia do Incomáti, é o rio Sábie onde se localiza a Barragem de Corumana, no distrito de Moamba.
A Bacia de Umbelúzi
O rio Umbelúzi nasce na Swazilândia e penetra em Moçambique através de posto administrativo de Goba.
Ao longo do rio Umbelúzi localiza-se a barragem dos Pequenos Libombos no distrito de Boane.
Leia Também Sobre: