Conteúdos
Localização

O Nilo é o rio mais extenso do mundo. Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, situada no “Nyungwe National Park” do Rwanda, o Nilo tem um comprimento de
7 088 km.
Confluência
É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahrel- Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
Tradicionalmente considerava-se que o rio Nilo nasce no lago Vitória [14]. Contudo, o próprio lago Vitória tem como principal tributário o rio Kagera, que é por causa disso considerado como fonte mais remota do Nilo
O rio Nilo divide-se em:
- Nilo Vitória
- Nilo Alberto
- Al-Jabal
- O Nilo Branco e o Nilo Azul
- Delta do Nilo
Cataratas do Nilo
O Nilo possui várias cataratas, mas na antiguidade distinguiam-se seis cataratas clássicas do Nilo que estavam situadas entre Assuão e Cartum. A primeira catarata situa-se em Assuão, constituindo hoje em dia a única catarata do Nilo em território egípcio. Esta catarata era na
Antiguidade a fronteira sul do Antigo Egito, pois a partir dali começava a Núbia. A segunda catarata, perto de Uadi Halfa, encontra-se hoje submersa. O faraó Sesóstris III ordenou a construção nas suas redondezas das fortalezas de Semna e Kumma.
Barragens do Nilo
Ao longo do curso do Nilo existem algumas barragens, sendo uma das mais importantes a Grande Barragem dAes suão. Entre 1899 e 1902, construiu-se, com recurso de capitais ingleses, a primeira barragem dAe ssuão, que foi alargada em 1911 e 1934. Entre 1959 e 1970 construiu se a Barragem de Assuã, a cerca de oito quilómetros da primeira barragem, graças ao apoio fornecido pela União Soviética.
Curiosidade
O Nilo é normalmente tido como o maior rio do mundo, com um comprimento de cerca de 6852 km, e o Amazonas como o segundo maior, com um comprimento de cerca de 6400 km.
Os antigos egípcios chamavam-lhe itéru (trans. = jtrw) que significava “grande rio”. Esta “palavra” seria transformada mais tarde eme ior. Para alguns autores a palavra Nilo pode estar relacionada com a raiz semítica “nahal”, que significa vale. Em língua árabe e hebraico, duas línguas semíticas, rio diz-se nahrun e nehar respectivamente.
Leia Também Sobre: