
Localização
Sua nascente é localizada nas montanhas Drakensberg no Lesoto. O rio Orange, é o maior rio da África do Sul.
História
Foi descoberto por indígenas, mas explorado cientificamente por europeus em 1760, e deve o seu nome ao coronel Robert Gordon, da Casa de Orange. Outra hipótese para a origem do seu nome, será devido à sua cor alaranjada, pouco comum, em oposição à do rio Vaal (em africâner cinzento, opaco, sem brilho).
O Orange segue um percurso leste-oeste, num total de 2200 km, traçando a fronteira meridional da Província do Estado Livre. O seu percurso final constitui a fronteira África do Sul-Namíbia. Desagua no oceano Atlântico junto de Alexander Bay, a meio caminho entre Walvis Bay e a Cidade do Cabo.
Principais afluentes
O seu afluente mais destacado é o rio Vaal, que também nasce na cordilheira Drakensberg, a leste de Joanesburgo e define a fronteira entre o Transvaal e o Estado Livre, antes de se unir ao Orange a sudoeste de Kimberley. Depois da confluência com o Vaal, o Orange percorre terrenos áridos e selvagens do sul da região do Calaari e Namaqualândia.
Durante os últimos 800 km recebe muitos riachos intermitentes e vários uádis. O volume de caudal reduz-se consideravelmente devido à evaporação. Na época das chuvas, o rio Orange converte-se numa imparável torrente.
Leia Também Sobre:
- Importância socioeconómica dos transportes e comunicações
- Fatores de desenvolvimento das vias de transporte e meios de comunicação
- Saúde e meio ambiente: causas, consequências, preservação e relação entre saúde e meio ambiente
- Relação População e Ambiente
- Grandes vazios humanos
- Estrutura etária: Problemas de uma população velha
- Estrutura etária: Problemas de uma população muito jovem
- As fases da evolução da população mundial
- Sistemas agrícolas – intensivo e extensivo