O que é?
O Aviso é um documento escrito por meio do qual as empresas e instituições transmitem informações, ordens, convites, notificações a empregados ou a terceiros com quem elas têm interesse em comum. Portanto, aviso é um acto notificativo que tem como objectivo chamar alguém a juízo ou para lhe dar conhecimento de um facto ocorrido em qualquer processo.
O aviso faz parte dos textos do género de anúncio, que é uma informação com a qual se participa, faz saber ou dá conhecimento de algo ao público.
Características linguísticas do aviso
O aviso caracteriza-se por apresentar:
- Frases curtas;
- Linguagem clara, objectiva e incisiva;
- Verbos, geralmente, nas formas impessoais ou na voz passiva – Lembre-se que a passiva pode de se (Avisa-se a…), ou de ser (São avisados …), geralmente, quando há pretensão de se tornar ilegível o seu autor;
- Recurso à terceira pessoa gramatica;
- Predomínio do presente do indicativo, geralmente para enunciar o acto de avisar e do futuro do indicativo;
- Presença de expressões deícticas temporais e espaciais;
- As funções de linguagem recorrentes são a informativa (tendo em conta que o aviso informa) e a apelativa (pós o aviso tem a finalidade de levar o visado a agir a cerca do assunto);
- Uso de expressões nominalizadas;
- Predomínio de enumerações.
Estrutura do aviso
A estrutura do aviso é muito simples, podendo ser assim representada:
Cabeçalho – Contendo a indicação da origem: a entidade que emite o aviso e o título do documento.
Corpo – explica-se o conteúdo e/ou objecto do aviso, contendo a informação sobre a entidade emissora do aviso, os sujeitos envolvidos no aviso, a data, a hora, o local e outros elementos relevantes para que informação não se torne confusa.
Em outros casos, o corpo do aviso pode conter figuras, tabelas ou gráficos que facilitem a compreensão rápida da mensagem.
As numerações têm também uma função muito importante neste tipo de textos.
Esta é a parte final que compreende: o local e a data da emissão do aviso, a entidade que emite o documento e a respectiva assinatura (nome e qualificação do responsável pela sua emissão).
Leia Também Sobre: