A questão da língua afro moçambicano é diferente, e o que as tornam distintas e o facto de terem passado por dois momentos a nível político. O primeiro momento é caracterizado pela opção da língua portuguesa como língua da identidade nacional. Aí algumas línguas cederam de acordo com as exigências políticas sem no entanto perderem a sua importância e sua forca identitária a nível nacional. O segundo, momento é de reconhecimento político caracterizado pelo estabelecimento de relações entre a língua oficial com a língua portuguesa.
A adopção da língua portuguesa com línguas locais estabelece o resgate e corresresponde a consolidação moçambicanidade, pois o português e as línguas nacionais constituem um arcabouço da identidade moçambicana ao ser as esferas que os moçambicanos e usam para demonstrar e revelar a sua forma de ser.
As línguas afro-moçambicanas desempenham um papel fundamental na formação e consolidação das identidades grupais que formam uma identidade nacional. Todas línguas são importantes e constituem um veículo e ferramenta de identidade pelo qual os indivíduos usam para se comunicar. Elas possuem uma força não apenas na comunicação mas também na formação e na revelação dos sujeitos, e, ainda expressam culturas, tradições e as identidades do núcleo étnico, expressando a tradição popular revelando o espírito de cada grupo.
Para Rocha (2006) afirma que como diz um ditado as estórias, os contos são contadas em línguas autóctones para manter a sua emocionalidade sociocultural. Além dos usos dos hábitos e costumes os moçambicanos e em especial os matwas usam a língua para se identificarem-se, e alguns especialistas apontam a existência de cerca de 30, outros 40 e ainda 60 línguas não havendo consenso sobre as mesmas.
Leia Também Sobre:
- Romantismo: O que é? Características, Literatura e Seus Representantes e História
- Periodização a literatura Moçambicana
- Literatura Guineense e Sua Periodização
- Manifestação da identidade cultural através da literatura
Referências
BASILIO, Guilherme, O Estado e a Nação na Construção da identidade política moçambicana. São Paulo. 2006LOPES, José de Sousa Miguel, Cultura e acústica em Moçambique e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos para educação intercultural. In BORGES, Edson (Org.) Estudos Afro-asiáticos Rio de Janeiro, 2006.