Localização

O Crescente Fértil é uma região compreendendo os atuais estados da Palestina, Israel, Jordânia, Cuaite, Líbano e Chipre, bem como partes da Síria, do Iraque, do Egipto, do sudeste da Turquia e sudoeste do Irã.
Área
Irrigada pelo Jordão, pelo Eufrates, pelo Tigre e o Nilo, a região cobre uma superfície de cerca de 400 000 km2 a 500 000 km² e é povoada por 40 a 50 milhões de indivíduos. Ela estende-se das planícies aluviais do Nilo, continuando pela margem leste do Mediterrâneo, em torno do norte do deserto sírio e através da Península Arábica e da Mesopotâmia, até o Golfo Pérsico.
História
A história começa no Crescente Fértil, com a invenção de um tipo muito especial de agricultura, que permitiu ao Homem se estabelecer num lugar, deixando de ser nómade, e avançar sua tecnologia; inventar a linguagem escrita, progredir suas técnicas comerciais e prosperar materialmente.
A expressão «Crescente Fértil» foi criada por James Henry Breasted, arqueólogo da Universidade de Chicago, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente.
O Crescente Fértil surgiu então como uma faixa não muito grande de terra fértil, habitada por povos que ainda eram nómadas, como os criadores de animais. É razoável imaginar que os agricultores, com o passar do tempo, precisavam de mais terra para plantar, pois eles estavam livres do ciclo natural de provisão de comida, e sua população começou a crescer aceleradamente.
E também é razoável imaginar que eles não podiam deixar os outros povos nómadas entrarem nas suas terras e comerem o fruto do seu trabalho. Não é errado dizer que a vontade de expansão territorial de muitos povos começou com o desenvolvimento da agricultura.
Com a “bênção” do crescente fértil também vinha a praga. As cheias traziam muitos peixes mortos que fertilizavam a terra e como já citado ajudavam a plantação.
Porém, nessas cheias não vinham apenas os peixes mortos, mas também os predadores (os crocodilos), que atacavam as pessoas. Havia o problema adicional, de que quando as cheias terminavam, o solo ficava seco e muito difícil de plantar. Por conseguinte, só através da tecnologia foi possível desenvolver métodos para resolver os referidos problemas, fazendo canais para que a água irrigasse um maior número de plantações.
Leia Também Sobre:
- Península do Sinai: Localização, Mapa, História, Turismo e Curiosidades
- Ásia Menor: Localização, Mapa, Limites e sua História
- África: Países e Regiões
- América Platina: localização, mapa, países membros, história, economia, população, turismo
- América Andina: localização, mapa, países membros, população, economia e características gerais