Cada ouvinte dispõe de um conjunto de formas de tratamento para dirigir-se a qualquer que seja a entidade então como forma de definir formas de tratamento diremos que:
Formas de tratamento constituem nos modos pelos quais nos dirigimos a qualquer pessoa que seja dependendo do grau de relacionamento existente entre o falante e o ouvinte que pode ser de (familiaridade; desconhecido; criança; superior; hierárquico e submissão) também de idade, meio social e nível cultural quer por meio de correspondência oficial, quer por forma verbal em acatos solenes.
São inúmeras as situações em devemos apresentar aos outros os nossos saberes no âmbito de formas como devemos nos comportar perante as certas entidades.
Na linguagem oral, o registo pode ser oratório formal, coloquial tenso, coloquial distenso ou familiar. Na linguagem escrita o registo pode ser literário, formal ou informal
A escolha do registo formal ou do informal depende da situação da comunicação e requer deferentes tipos de escolhas linguísticas.
Informal
Tu +verbo na 2a pessoa do singular: tratamento informal.
O senhor +nome próprio/apelido, a senhora, dona+nome próprio, a menina+nome próprio+verbo na terceira pessoa do sinngular-tratamento forma.l
EX: queres vir comigo (tu -tratamento informal).
EX2: quer vir comigo? (você, o senhor, a senhora – tratamento formal)
Tratamentos formais
Senhor (Sr.)
Para homens em geral, quando não existe intimidade.
Senhora (Sr.ª)
Para mulheres em geral, ou casadas ou mulheres mais velhas
O senhor /a senhora estas formas de tratamento formal mostram maior respeito ou distancia social no tratamento
Senhorita (Srta)
Para mocas solteiras quando não existe intimidades
Vossa senhoria (V.S.)
Para autoridades em geral, como secretário da prefeitura, comissário de polícia ou directores de empresas.
Leia Também Sobre: