Localização

Núbia é a região situada no vale do rio Nilo que actualmente é partilhada pelo Egipto e pelo Sudão mas onde, na antiguidade, desenvolveu-se na mais antiga civilização da África, baseada na civilização anterior do Alto Egipto, e tanto que Napata antes de ser a capital da Núbia independente da sua metrópole colonial egípcia, era uma mera colónia egípcia ao sul de Assuã, anexada durante o Médio Império.
História da Núbia
Habitada por povos nilóticos negros, a Núbia constituiu ao longo de milénios um ponto de encontro entre as civilizações egípcias – e, por conseguinte, o mundo mediterrâneo – e os povos negros da África. Cercada, porém, pelo deserto, num trecho mais estreito do vale, jamais apresentou produção agrícola e população comparáveis às do baixo Nilo. Por volta de 3100 a.C., a I dinastia egípcia se apoderou de parte da Núbia, que passou a abastecer o império de ouro, pedras preciosas e diorito. A partir de então, a história da Núbia permaneceu ligada à do Egito, algumas vezes sob o poder dos faraós, outras na forma de um ou vários reinos independentes.
Por volta de 2000 a.C., surgiu na região o reino de Cuche, cujos governantes adoptaram a cultura egípcia. O rei Chabaca conquistou todo o Egipto entre 713 e 712 a.C. e transferiu sua capital para Mênfis, onde fundou a XXV dinastia. A invasão assíria separou mais uma vez o Egipto da Núbia, que conservou sua independência.
Durante nove séculos, a Núbia permaneceu isolada até que, no século IV da era cristã, após a destruição de Meroé, os abateu se estabeleceram na região e, por volta do ano 540, se converteram ao cristianismo. A partir do século VII o país tenha sido obrigado a pagar tributo aos novos governantes muçulmanos do Egipto, permaneceu independente e fiel ao cristianismo até o século XIV, quando sucumbiu ante os exércitos mamelucos.
Durante seis séculos o Egipto Muçulmano e a Núbia cristã viveram em uma espécie de harmonia, apesar dos ocasionais ataques de pequena escala e represálias, essa harmonia criada em um acordo silencioso era respeitada por causa do comércio que circulava entre os reinos, criando assim uma relação de boa vizinhança.
Mas esse período de paz durou pouco pois em meados do século XIII, o Egipto dos mamelucos com um tratado com Shakanda investiram em uma abordagem que reduziu o Reino da Núbia para condições de reino vassalo. “Os núbios que não se decidissem a abraçar o Islã, deveriam pagar um imposto.”
Leia Também Sobre:
- Golfo da Guiné: mapa, localização, países, Ilhas, rios e curiosidades: resumo
- Gana: localização, mapa, significado, história, releva, clima, população, economia, política e cultura: resumo
- Somália: localização, mapa, história, guerra civil, pirataria, relevo, população, politica, economia e cultura: resumo
- Quénia: localização, mapa, história, clima, fauna, população, economia, política e religião: resumo
- Península Ibérica: Localização, Países, Mapa, História, População, Línguas, resumo
- África subsariana
- Oriente Próximo: localização, mapa, países, característica, resumo