O que é relatório?
O relatório, como o próprio nome diz, é o relato detalhado de um experimento científico, seja este realizado em laboratório ou através de simulação computacional. Uma actividade prática de uma disciplina experimental, culmina com a elaboração do relatório, conferindo a este, portanto, o papel de ser parte do experimento.
O relatório é o documento através do qual um técnico, engenheiro ou cientista faz o relato da forma como realizou um determinado trabalho. O objectivo é comunicar (transmitir) ao leitor a experiência acumulada pelo autor na realização do trabalho e os resultados que obteve.
Os resultados apresentados num relatório (como em qualquer outro texto científico) devem ser verificáveis. Esse é um aspecto importantíssimo e frequentemente esquecido. Por isso, um relatório deve permitir a quem o lê reproduzir o trabalho realizado, tal qual ele foi feito pelo autor. Só assim se pode provar, por exemplo, se determinado resultado é válido, se foi obtido por métodos correctos.
O tipo de relatório, a sua estrutura, os objectivos que pretende atingir, tudo isto são aspectos que dependem do tipo de problema que se tentou resolver. Mas, na sua essência, tudo se resume a:
Uma pergunta (o problema)
Uma resposta (as conclusões do relatório)
Em resumo: Para haver um relatório, tem que haver uma resposta! O problema e a resposta têm que estar bem claros na cabeça de quem está a escrever um relatório! Não vale a pena tentar escrever um relatório sem se saber muito bem 1. De onde se partiu 2. A onde se chegou. |
Objetivo do relatório
O objectivo final do relatório é, dado um problema, sustentar (isto é, provar que é verdadeira) a resposta que é apresentada pelo autor.
A utilidade de um relatório (e, sobretudo, a utilidade de saber escrever bem um relatório) é muitas vezes ignorada pela maioria dos estudantes. O relatório é “aquela coisa” que se tem de entregar ao profissional do trabalho, e que é mais um papel para encher. Mas a realidade é bem diferente. Em certos momentos da vida profissional de um engenheiro, a forma como um relatório é escrito pode determinar o sucesso ou insucesso de uma carreira.
Características linguísticas do relatório
Apresentam uma linguagem objectiva, mais pode conter sinais e exclamações e interrogações que incitam a posição do reflexo favorável ao enfoque do autor.
Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo, (seja, ajude, favoreça) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mais, contudo, porem, entre tanto) e dão maiores clarezas ideias. Geralmente é escrito no modo imperativo.
Leia Também Sobre:
- Textos literários e Textos líricos
- Textos descritivos: conceito, objetivos, tipos, estrutura e características
- Textos Narrativos: O que são? Elementos, características e seus elementos
- Textos literários: O que são? Exemplo, Tipos, Organização, Funções, Elementos e Características
- Textos dramáticos: Conceito, origem, géneros textuais, elementos, estrutura e suas características