Conteúdos
Conceito de sumário
O sumário pode ser definido como a realização de uma lista principal relacionada às divisões, sessões, subsecções que compõe um documento académico, considerando a estrutura, organização e grafia do texto. Assim como o resumo, o sumário é um elemento pré-textual de uma tese ou monografia e deve ser destacado a partir da identificação “SUMÁRIO”, em letras maiúsculas mesmo, centralizado na parte superior da página, com fonte similar àquela utilizada nas sessões primárias.
Objetivos do sumário
Este tipo de texto, visa dar informações ao leitor ou ouvinte de uma formam clara e objectiva, ela pode ser oral ou escrito.
Características linguísticas do Sumario
Apresentam uma linguagem objectiva, mais pode conter sinais e exclamações e interrogações que incitam a posição do reflexo favorável ao enfoque do autor.
Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo, (seja, ajude, favoreça) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mais, contudo, porem, entre tanto) e dão maiores clarezas ideias.
Exemplo:
O sétimo Juramento VIIIO mundo do poder patriarcal dizem que o homem é deus iludem-no. Se consideramos do homens como metade dos habitáveis do planeta, a terra seria uma selva de idolatria, templos e altares. Por incrível que pareça, há homens que caem nesta armadilha com a voracidade de macacos, consumindo a vida na materialização desta filosofia de loucura. Dizem que o homem é bravo, brutalizado e fazem dela uma besta para a realização dos desejos sociais inspirando-o a destruir tudo para abrir percursos desconhecidos. Fazem dele um cavaleiro soberbo, errante, solitário, a busca do impossível com mão nuas, suor e sangue. A bravura humana inspira-se na filosofia do ódio. Na mente do homem colocam profecias de tirania e chamam-lhe herói. Facilmente se compreende que por que é que nunca respeitam a natureza. O cadáver do homem-horoi é servido ao mundo de bandeja se ouro como manjar. As façanhas do herói alimentam os dentes e estômagos sociais ávidos de vaidade e supremacia. Dizem que o homem é livre. Filosofia de mentira. Como pode ser livre se a nascença lhe amaras na mente, tornando-o escravo de profecias e destinos já traçados por poderosos invisíveis? Dizem que o homem não chora. Filosofia de mentira, como pode não chorar se todo ele é amor, paixão, sensibilidade, ilusão, vibração, cor, movimento, derrota vitoria, vida e morte? Em todas as famílias do mundo, marido e mulher se digladiam nas quatro paredes. Não falam a mesma língua, desentendem-se que eles ainda não entenderam é que tanto o homem assim como a mulher são vítimas de um sistema milenar arquitectado por cérebros assestos, tiranos, desumanos, vindo em esferas inalcançáveis. A tradição bantu instrumentaliza o homem e fazer dele combatente do nada. Trabalha duro e constrói. Na hora em que o infortúnio bate a porta e ele fecha os olhos para o todo o sempre, a família mais chegada invocando a tradição, assalta-lhe a disputa dos bens, as casa, os carra0s, a própria viúva fica como a mais forte. Na tradição bantu, mulher é herança, é propriedade porque é lobolada. Dizem que as mulheres Rongas são ladras. Filosofia de machismo. Enquanto o casamento dura, as mulheres rongas roubam um pouco do lar para a casa da mãe, preparando assim a hora fatal. Desde de novas que as mães ensinam a prepar enxoval do infortúnio. Enquanto durar a felicidade e o lar durar, vai guardando, as escondidas a parte algum dinheiro, alguns bens, para que quando ele ti deixar, ou morrer, ou arranjar outra mulher, não ter que recomeçar a vida uma mão a frente da outra atrás. O lar é construído por dois e não há razão para deixar uma parte na penúria quando a desgraça chega. A atitude ronga é uma forma de resistência a tradição cruel. In Português 12 classe, Irene Mendes 2011 pag 6 |
Leia Também Sobre:
- Textos literários e Textos líricos
- Textos descritivos: conceito, objetivos, tipos, estrutura e características
- Textos Narrativos: O que são? Elementos, características e seus elementos
- Textos literários: O que são? Exemplo, Tipos, Organização, Funções, Elementos e Características
- Textos dramáticos: Conceito, origem, géneros textuais, elementos, estrutura e suas características