Variações linguísticas
A língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo social, sendo expressão da consciência da colectividade e um meio que ela concebe o mundo. Não é imutável e apresenta variações internas a considerar, que podem ser mais ou menos profundas. Algumas destas variações podem ser descritas, como a seguir se constata.
(i) Variações diatópicas são as modificações da língua relacionadas com os falares locais, regionais e internacionais; são as diferenças motivadas pelas regiões ou locais geográficos e as interferências das línguas locais, através das quais distinguimos que um falante é nyanja, yao ou mmakhuwa, do Português, ao nível da Província do Niassa; ou falante norte, centro ou sul, do Português, ao nível de Moçambique; ou falante moçambicano, angolano, brasileiro ou europeu, do Português, ao nível internacional.
(ii) Variações diastráticas são as alterações de língua relacionadas com os níveis de domínio da língua, o que permite a distinção do falar académico e do não académico.
(iii) Variações diafásicas são as diferenças do falar de uma língua, condicionadas pelo nível de utilização da língua. Geralmente, há distinção entre a linguagem falada e a linguagem escrita, as linguagens literárias e as especiais.
Assim, a noção do correcto está dependente de “aquilo que é exigido pela comunidade linguística”. É preciso falar como “a comunidade espera” e “erro” é aquilo que é desvio da norma, conforme.
Estruturas de reprodução dos discursos internacionais
É preciso considerar os três moldes linguísticos de que um emissor/relator dispõe para dar a conhecer as informações ou pensamentos de outros intervenientes e relacioná-los com alguns aspectos do funcionamento da língua. Existem vários os tipos de discurso relatado a saber:
- Discurso directo
- Discurso indirecto
- Discurso indirecto livre
O Discurso Indirecto mantém a estreita relação com as frases subordinadas completivas, na medida em que a subordinante pertence ao discurso do relator e a subordinada, ao pronunciamento dos interlocutores, introduzido por um conector discursivo frásico.
Leia Também Sobre:
- Textos literários e Textos líricos
- Textos descritivos: conceito, objetivos, tipos, estrutura e características
- Textos Narrativos: O que são? Elementos, características e seus elementos
- Textos literários: O que são? Exemplo, Tipos, Organização, Funções, Elementos e Características
- Textos dramáticos: Conceito, origem, géneros textuais, elementos, estrutura e suas características
Bibliografia
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley (1999), Gramática do Português contemporâneo, Lisboa, Sá de Costa Editora.