Conteúdos
Localização geográfica de Angola

Angola situa-se na costa do Atlântico Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia até Luanda, um planalto interior úmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda.
Relevo de Angola
Angola é atravessada por importantes rios que descem do interior em vales profundos, alargando-se depois nas proximidades do oceano, formando baías e portos naturais, como os de Luanda, Lobito e Namibe.
A configuração hidrográfica de Angola está intimamente ligada ao seu relevo. Os rios têm origem nas zonas montanhosas e planálticas do interior e correm para as regiões mais baixas. Na sua maioria, os leitos são irregulares não faltando as quedas de água, as cachoeiras e os rápidos apresentando magrens mais largas nas zonas costeiras.
As principais bacias hidrográficas são (de Norte para Sul e de Oeste para Leste) as dos rios Zaire, Mbridge, Cuanza (a maior), Queve, Cunene e Cuando. O principal lago existente em território angolano é o lago Dilolo, seguido das lagoas do Panguila e da Muxima. O maior (cerca de 1000 km de extensão) e mais navegável rio de Angola é o Cuanza.
Existem várias queda de água e rápidos em rios como Mbridge, Cambambe, Cuanza, Ruacaná, destacando-se as grandes Quedas do Calandula, com mais de 100 metros de altura no Lucala, afluente do Cuanza.
Clima de Angola
Clima – semi-árido no sul e ao longo da costa até Luanda; o norte tem uma estação fresca e seca (Maio a Outubro) e uma estação quente e chuvosa (Novembro a Abril)
Vegetação Angolana
Perigos naturais – chuvas locais fortes causam inundações periódicas no planalto.
Ambiente – problemas actuais – excessivo uso de pastagens e consequente erosão dos solos, atribuível a pressões populacionais; desertificação; desflorestação de florestas úmidas tropicais em resposta quer da procura internacional por madeiras tropicais, quer do uso doméstico para combustível, resulta em perda de biodiversidade; erosão dos solos contribui para a poluição aquática de rios e barragens; abastecimentos inadequados de água potável
Ambiente – acordos internacionais é parte de – Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Desertificação, Lei do Mar, Proteção da Camada de Ozono, Poluição Provocada por Navios assinou mas não ratificou nenhum dos acordos selecionados
Geografia – nota – a província de Cabinda é um enclave, separado do resto do país pela República Democrática do Congo.
As áreas protegidas de Angola incluem Parques Nacionais, Parque Natural Regional, Reservas Naturais Integrais e Reservas Naturais Parciais.
Recursos naturais – petróleo, diamantes, minério de ferro, fosfatos, cobre, feldspato, ouro, bauxita e urânio.
Leia Também Sobre:
- Ásia: localização, mapa, divisões, relevo, clima, vegetação, clima e hidrografia
- Burundi: Localização, mapa, História, Geografia, Clima, Economia e Religião
- Ásia de Monções: localização, mapa, relevo, clima, população e economia
- Tanzânia: mapa, Localização, História, Política, Geografia, População e Religião