Conteúdos
Localização geográfica do Burundi

O Burundi, oficialmente República do Burundi, é um pequeno país de África, encravado entre o Ruanda a norte, a Tanzânia a leste e a sul e a República Democrática do Congo a oeste, neste país se encontra a nascente do Rio Nilo. Sua capital é Bujumbura, que é também a cidade mais populosa do país. Está entre os países mais pobres da África e do mundo.
História do Burundi
Em 1885, na Conferência de Berlim, as potências europeias partilham a maior parte da África. O território do atual Burundi é entregue à Alemanha. A chegada dos colonos alemães, a partir de 1906, agrava antigas rivalidades entre os hutus (maioria da população) e a minoria tutsi, que exercia um poder monárquico. Os tutsis ganham status de elite privilegiada, com acesso exclusivo à educação, às Forças Armadas e a postos na administração estatal. Após a Primeira Guerra Mundial, o Burundi é unificado com a vizinha Ruanda, ficando sob tutela da Bélgica, que mantém as prerrogativas dos tutsis. Em 1946, a tutela passa para a Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma das piores matanças da história do Burundi tem início em outubro de 1993, quando oficiais tutsis fuzilam o primeiro presidente eleito democraticamente, o oposicionista hutu Melchior Ndadaye, no cargo havia quatro meses. Os hutus reagem e tem início a guerra civil, que dura até hoje, na qual morreram mais de 200 mil pessoas e mais de 1 milhão se tornaram refugiados, boa parte em Ruanda, Tanzânia e República Democrática do Congo. Em fevereiro de 1994, o hutu Cyprien Ntaryamira é escolhido para a Presidência.
Os embates prosseguem até que o Exército, dominado por tutsis, dá um golpe de Estado, em 1996, e nomeia presidente o major Pierre Buyoya, que já governara de 1987 a 1993. Nações vizinhas impõem sanções econômicas e isolam o Burundi. Piora a situação do país, cuja base econômica, a agricultura, é arrasada pela guerra. O deficit público cresce e a dívida externa passa a consumir mais da metade do valor das exportações. Em 1998, começam as negociações para um processo de pacificação no Burundi.
Geografia do Burundi
O Burundi é um pequeno país no interior da região dos Grandes Lagos Africanos. É em geral um país montanhoso, especialmente a ocidente, com um planalto a ocupar a zona leste, perto da fronteira com a Tanzânia. A altitude mínima é de 772 m, nas margens do lago Tanganhica e a máxima é o Monte Heha, que com o derretimento do gelo se inicia um curso de água, que é considerado a nascente do rio Nilo, uma montanha que atinge os 2 670 m. A altitude média ronda os 1 700 m.
Clima do Burundi
O clima é, em geral, equatorial de altitude, com as temperaturas médias anuais a variarem entre 23 e 17 graus com a altitude. A precipitação média anual ronda os 150 cm, distribuída por duas estações húmidas (Fevereiro – Maio e Setembro – Novembro), intercaladas por duas estações secas (Setembro – Novembro e Dezembro – Janeiro).
Economia do Burundi
Apesar dos inúmeros recursos minerais, o Burundi é um dos países mais pobres do mundo. Alia-se à pobreza os constantes conflitos étnicos locais e entre Uganda e Ruanda. O Burundi é um país sem saída para o mar, pobre em recursos naturais e com um setor industrial pouco desenvolvido.
Mais de 90% da força de trabalho concentra-se na agricultura, a maior parte da qual pratica a chamada agricultura de subsistência. O principal produto do país é o café, que correspondia em 1997 a 78,5% das exportações. Esta dependência do café aumentou a vulnerabilidade do Burundi às turbulências econômicas internacionais.
Religião do Burundi
Fontes estimam a população cristã no Burundi entre 80 a 90%, com os católicos romanos representando o maior grupo (de 60 a 65%) e o protestantismo e anglicanismo constituindo os outros 20 a 25% restantes.
Os muçulmanos constituem entre 2 a 5%, a maioria dos quais são sunitas e vivem em áreas urbanas. Estima-se ainda que o restante adere às crenças tradicionais locais ou demais religiões.
Leia Também Sobre:
- Ásia: localização, mapa, divisões, relevo, clima, vegetação, clima e hidrografia
- Burundi: Localização, mapa, História, Geografia, Clima, Economia e Religião
- Ásia de Monções: localização, mapa, relevo, clima, população e economia
- Tanzânia: mapa, Localização, História, Política, Geografia, População e Religião