Localização geográfica do Egito

O Egipto está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão a sul e Israel e a Faixa de Gaza a nordeste. O país controla o canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e, por conseguinte, ao oceano Índico e sua capital é Cairo.
Principais cidades
Além da capital, Cairo, as outras cidades importantes do Egito são Alexandria, Almançora, Assuão, Assiut, El-Mahalla El-Kubra, Gizé, Hurghada, Luxor, Kom Ombo, Port Safaga, Porto Said, Sharm el Sheikh, Shubra-El-Khema, Suez e Zagazig.
Área
Com uma área de 1 001 450 km², o Egito é o 29º maior do mundo.
Clima
A precipitação é baixa no Egito, excepto nos meses de inverno nas regiões mais a norte. Ao sul do Cairo, a precipitação média é de apenas cerca de 2 a 5 mm ao ano, em intervalos de muitos anos. As temperaturas médias situam-se entre 27 e 32 °C no verão, chegando a 43 °C no litoral do mar Vermelho, e entre 13 e 21 °C no inverno.
Relevo
A maior parte do território egípcio é composta por desertos sobretudo rochosos. Nas áreas de areia, os ventos criam dunas que podem ultrapassar 30 m de altura. O país inclui uma parte considerável do Deserto da Líbia, o qual faz parte do Saara, a “terra vermelha”, como os chamavam os antigos egípcios, que protegia o reino dos faraós de ameaças a oeste.
População
É o segundo país mais populoso de África. A população egípcia é estimada em 81 milhões de habitantes (2008), e está quase toda (98%) concentrada no vale e no delta do Rio Nilo (Nahr-an-Nil), que representa 30% do total do território daquele país, havendo entretanto um importante núcleo populacional na cidade de Suez, situada junto ao Canal de Suez. A esperança média de vida ao nascer é de 74,15 anos e cerca de 42% dos egípcios vivem em cidades.
Economia
A economia egípcia depende principalmente da agricultura, das telecomunicações, das exportações de petróleo e gás natural e da indústria do turismo; há também mais de três milhões de egípcios que trabalham no estrangeiro, principalmente na Arábia Saudita, no Golfo Pérsico e na Europa, e que mandam remessas de dinheiro para o país, além das receitas do Canal de Suez.
Turismo
O turismo é um dos sectores mais importantes da economia do país. A indústria turística emprega cerca de 12% da força de trabalho local. A Necrópole de Gizé é o local mais emblemático do país. Ela também é o destino turístico mais popular do Egito desde a antiguidade e era popular no período helenístico, quando a Grande Pirâmide foi listada por Anteparo de Sídon como uma das Sete Maravilhas do Mundo, sendo a única delas que ainda existe.
Leia Também Sobre:
- Malawi: Localização, Mapa, População, Área, Clima, Vegetação e Religião
- Libéria: Localização, Mapa, População, Área, Clima, Vegetação e Religião
- Guiné-Conacri: Localização, Mapa, População, Área, Clima, Vegetação e Religião
- Eritreia: Localização, Mapa, Capital, Fronteira, Cidades, Área, Clima, Relevo, População e Economia
- Gabão: Localização, Mapa, População, Área, Clima, Vegetação e Religião