Conteúdos
Localização e fronteira

A Guiné-Bissau está situada na costa Ocidental Africana, com uma superfície de 36.125 km2, limitada a Norte pela República do Senegal, a Leste e Sul pela República da Guiné-Conakry e a Oeste pelo oceano atlântico.
Relevo e clima
A Guiné só apresenta duas estações ao longo do ano, uma seca (de Novembro a meados de Maio) e uma de chuvas (de meados de Maio a Outubro).
A Guiné apresenta dois tipos de biomas: a savana e a floresta tropical. Tem várias zonas reconhecidas pela sua biodiversidade. Essas zonas são formadas por densas matas, ricas em fauna e flora; A floresta apresenta várias espécies de aves, insectos, répteis e grandes mamíferos; Ao nível aquático, existem 26 espécies de golfinhos, baleias, entre as quais se incluem o mantem e o golfinho-corcunda.
As florestas tropicais da Guiné-Bissau estão ameaçadas pelas alterações climáticas, aumento da pressão demográfica e instabilidade económica; Todas as espécies que habitam essas florestas estão ameaçadas devido à conjugação de factores referidos em cima.
O seu clima é tropical húmido.
Hidrografia
A Guiné-Bissau é um país recortado por vários rios, na sua maioria, penetrados pelas águas do mar que se fazem sentir a uma distância de mais de 100km no interior do país. A topografia favorece a existência de duas zonas de alta potencialidade produtiva que são as zonas influenciadas pelas marés e as zonas circundantes às grandes bacias dos rios Geba e Corubal, com grande disponibilidade de águas superficiais.
Principais Cidades
Principais Cidades: Bissau, Bafatá, Cacheu, Catió, Farim, Gabú e Mansôa.
População
População Total: 1,5 milhões de habitantes (2008), Taxa de Crescimento Natural: 24‰(2000); Taxa de Fecundidade: 5,7 filhos por mulher (2008); Densidade Populacional: 44 hab./km²(densidade populacional média).
Economia
O quadro da economia da Guiné-Bissau nos últimos anos é caracterizado por uma degradação constante dos principais indicadores macroeconómicos. O produto interno bruto real (PIB) cresceu apenas de 1% entre 2000 e 2004. Em 2002, o país registou uma taxa de crescimento negativo do PIB de -7,2%, consequências directas do conflito político-militar de 1998-1999.
O sector primário agrícola (agricultura, pecuária e pescas) continua a ser o maior contribuinte do PIB com 57,4%, em 2002, enquanto que a indústria e serviços contribuíram respectivamente com 13% e 29,6% no mesmo ano.
Educação
A escolaridade obrigatória da Guiné era até ao 6ºano; As condições de ensino são precárias, devido à falta de material de ensino, professores, infra-estruturas e apoios financeiros.
Recursos
A Guiné-Bissau tem vários rios, como o Cacheu, Gêba e Corubal. São reservatórios de água doce para as populações; Porém, os grandes períodos de seca levam à falta de água para as populações durante metade do ano, principalmente no nordeste do país.
Leia Também Sobre: