Conteúdos
Localização

Ruanda, é um país sem costa marítima localizado na região dos Grandes Lagos da África centro- oriental, fazendo fronteira com Uganda, Burundi, República Democrática do Congo e Tanzânia.
Área
Com área de 26 338 km2, Ruanda é o 149.º maior país do mundo. Todo o território está em altitude elevado, e o ponto mais baixo é o rio Rusizi, a 950 metros acima do nível do mar. A nação está localizada na parte Oriental/Central do continente africano, e faz fronteira com a República Democrática do Congo a oeste, ao norte com Uganda, Tanzânia a leste, e Burundi ao sul. Situa-se a alguns poucos graus ao sul da linha do Equador e não tem litoral. A capital e maior cidade, Kigali, está localizada próximo ao centro do território do país.
Clima
Ruanda tem um clima tropical temperado, com temperaturas mais baixas do que as dos típicos países equatoriais, devido à sua elevada altitude. Kigali, no centro do país, tem uma gama de temperatura típica diária entre 12 e 27°C, com pouca variação ao longo do ano. A precipitação varia geograficamente, com o oeste e noroeste do país recebendo mais precipitação anualmente do que o leste e sudeste.
População
As estimativas para 2012 indicam que a população de Ruanda é de 11 689 696 habitantes. A maioria é jovem: 42,7% são menores de 15 anos de idade, e 97,5% tem menos de 65 anos. A taxa de natalidade anual é estimada em 40,2 nascimentos por 1000 habitantes, e a taxa de mortalidade é de 14,9. A expectativa de vida é de apenas 58,02 anos (59,52 anos para as mulheres e 56,57 anos para os homens), o que deixa a nação com o posto de índice mais baixo dentre 221 países e territórios.
Religião
A maioria dos ruandeses são católicos, mas houve mudanças significativas na demografia religiosa do país desde o genocídio, com muitas conversões para religiões cristãs evangélicas e para o islamismo. Em 2006, os católicos representavam 56,5% da população, os protestantes 37,1% (dos quais 11,1% eram Adventistas do Sétimo Dia) e 4,6% muçulmanos. 1,7% dizem não possuir crenças religiosas.
A religião tradicional africana, apesar de oficialmente representar apenas 0,1% da população, mantém uma influência. Muitos ruandeses vêem o Deus cristão como sinónimo de Imana, o tradicional Deus ruandês.
Cultura
Música e dança são partes integrantes de cerimónias, festivais, eventos sociais e das histórias contadas de Ruanda. A dança tradicional mais famosa tem movimentos coreografados que consistem em três componentes: o umushagiriro, ou “dança da vaca“, realizado pelas mulheres; o intore, ou “dança dos heróis“, executado por homens, e a batida dos tambores, também tradicionalmente feita pelos homens, em um instrumento de percussão conhecido como ingoma
Leia Também Sobre: