Conteúdos
Localização

O Reino da Suazilândia ocupa território reduzido (17 mil km2) e montanhoso no sul do continente africano.
População
A população do país é estimada em cerca de 1,2 milhão de habitantes, e Mbabane, a capital, é a cidade mais populosa. A renda ‘per capita’, de cerca de US$ 3.300, está entre as 15 maiores do continente. Graves problemas no âmbito da segurança alimentar e da assistência à saúde, incluindo a difusão do vírus HIV, reflectem-se negativamente nos indicadores socioeconómicos, como a expectativa de vida.
Economia
A economia suázi baseia-se na agricultura e na indústria agro-alimentar, mas o país não é auto-suficiente na produção de alimentos. O sector agrícola ocupa aproximadamente 70% da força de trabalho do reino e, de modo geral, carece de ganhos de competitividade e de escala. Além do açúcar (um dos principais produtos exportados), destacam-se, na produção agrícola, abacaxi e cítricos. O sector minerador con- tribui para a economia suázi com importantes reservas de carvão. A indústria têxtil local é razoavelmente desenvolvida.
Clima
O clima é temperado nas áreas montanhosas, com média de 15 °C, e subtropical nas planícies, com 22 °C de média anual. As chuvas são abundantes em todo o país e aumentam com a altitude. A estação húmida é o verão, de Outubro a Março.
Religião
O Cristianismo é a religião predominante na Suazilândia, uma vez que 82,70% da população declara-se cristã. Cerca de 40% da população é adepta da Igreja Sionista, que professa uma mistura de cristianismo e o culto aos ancestrais indígenas. Os protestantes também constituem parte dos cristãos, seguidos de perto pelo catolicismo romano, professado por 20% dos habitantes. Também destacam-se os mórmons. Cerca de 10% da população é muçulmana e há pequenos grupos de judeus e bahá’ís.
Leia Também Sobre: