Localização geográfica
A Tunísia localiza-se no norte da África, às margens do Mediterrâneo. Faz fronteira com a Argélia e a Líbia.
Área
Possui 1.422 km de fronteiras, um litoral de 1.148 quilómetros de extensão e ocupa área de 162 mil km2.
Faz fronteira com a Argélia a oeste e com a Líbia, a leste e sul. Situa-se entre as latitudes 30 ° e 38 °N e longitudes 7 ° e 12 °E.
Economia
A economia do país é diversificada, com destaque para as actividades de turismo, de mineração (fosfatos e gás e petróleo), agricultura (trigo, cevada, azeitonas e azeite, frutas e vinhos) e manufactura (têxteis, agro-indústria, electroeletrónico, entre outros). No entanto, foi prejudicada pelos desdobramentos da revolução de 2011, considerada o estopim das “Primaveras Árabes”.
Em 2009, a Tunísia foi classificada como a economia mais competitiva da África e o 40º do mundo pelo Fórum Económico Mundial. O país conseguiu atrair muitas empresas internacionais, como a Airbus e a Hewlett-Packard. O turismo representava 7% do PIB e 370 mil postos de trabalho em 2009
Divisão
A Tunísia está dividida em 24 províncias que estão subdivididas em 264 delegações ou distritos que, por sua vez, subdividem-se em 2 073 sectores.
Clima
O clima da Tunísia encontra-se sujeito a influências mediterrânicas e saarianas. O clima mediterrâneo predomina no norte e caracteriza-se por invernos amenos e verões quentes e secos. As temperaturas variam em função da latitude, altitude ou proximidade em relação ao Mar Mediterrâneo. As temperaturas médias são de 12 °C em Dezembro e 30 °C em Julho.
População
Sua população é de cerca de 10,6 milhões de habitantes. As principais cidades são Túnis (a capital), Sfax e Sousse. A população tunisiana, do ponto de vista sociológico, histórico e genealógico, é composta por árabes e berberes.
Religião
Noventa e nove por cento dos tunisinos são Muçulmanos. A maior parte deles são sunitas pertencentes à madhhab maliquita, mas continua a existir um pequeno número de ibaditas entre os berberes da ilha de Djerba.
Existe uma pequena comunidade muçulmana indígena sufi, no entanto não existem estatísticas relativas ao seu tamanho.
Leia Também Sobre: