Conteúdos
Localização geográfica

Localizado na sub-região da África Austral, a Zâmbia é um país sem acesso ao mar, cercado pela República Democrática do Congo, Tanzânia, Malawi, Moçambique, Zimbabwe, Botsuana, Angola e a Namíbia. O País está situado entre a latitude 8º e 18º Este e 22º e 34º longitude Sul. A altitude média é de cerca de 1200 metros acima do nível do mar. Sua Capital é Lusaca
Área
Superfície terrestre: 752.000 Km2
Principais cidades
Cidades mais importantes: Ndola, 500.000 habitantes; Kabwe, 381.000; Kitwe, 348.000; Chingola, 161.000; Mufulira, 146.000; Luanshya, 142.000; Livinsgstone, 83.000
Clima:
A posição geográfica da Zâmbia e a sua altitude elevada tornam o país detentor de uma vegetação e condições climáticas subtropicais.
População:
População: 13,4 milhões de pessoas, das quais 40,9% vivem em áreas urbanas. A taxa de cres- cimento anual da população é de 2,94%, com uma densidade populacional de 17,3 pessoas por quilómetro quadrado.
Independência: 24 de Outubro de 1964 (do Reino Unido),
Línguas faladas e oficiais
Inglês (língua oficial), outras línguas principais são Bemba, Lozi, Lunda, Luvale, Nyanja e Tonga. Há cerca de 70 outras línguas e dialectos nativos, que são falados em toda a Zâmbia. Línguas oficiais: O inglês é a língua oficial, também se fala Bemba, Tonga, Ñanya, Lozi, Lun- du e outras línguas locais.
Religião
O cristianismo é a maior religião. Os grupos religiosos minoritários são muçulmanos e os hindus. Os cultos animistas também estão muito estendidos. A Constituição da República reconhece a Zâmbia como uma nação cristã.
Economia
Desde a última revisão da política comercial em 2009, a Zâmbia, que naquela altura era considerado como o país menos desenvolvido (PMA), registou um crescimento económico relativa- mente forte, com uma taxa média de 6,6% ao ano, até 2015.
Segundo a classificação analítica do Banco Mundial, a Zâmbia passou então a ser considerado um País de Renda Média-Baixa em 2014, com uma RNB per capita de US $1.680. No entanto, após este período, o crescimento do PIB tem permanecido moderado em comparação com a meta de taxa anual de 7%, persegui- da pelo principal Plano Nacional de Desenvolvimento.
A agricultura continua a ser um importante sector na Zâmbia, proporcionando meios de subsis- tência a mais de 70% da população, contribuindo para 10% do PIB e para o total das receitas de exportação. O milho, principal alimento do país, juntamente com o algodão de semente, o sorgo, o arroz, o tabaco de girassóis, as batatas irlandesas, o trigo e os grãos de soja continuam a ser as principais culturas.
Leia Também Sobre: