Quando ligamos um fio condutor aos polos de um gerador criamos um circuito percorrido por corrente elétrico mas circuito podemos ser intercalados vários outros elementos, a maioria deles com finalidade de transformar energia elétrica em energia sonora (luminosa, térmica, etc).
Um circuito elétrico é o caminho que as cargas ecléticas percorrem durante o seu movimento ordenado.
Conteúdos
Os principais elementos de um condutor elétrico são:
Gerador da corrente ou fonte de tenção (-) – mantém uma diferencia de potencial nos extremos do circuito ao polo positivo. Representa-se com um circuito traço mais comprido e mais fino que o do polo negativo.
Fios de ligação (f) interligam circuitos diferentes e os elementos do circuito por isso são metais condutores.
Interruptor (k) – serve para ligar e desligar o circuito, ou seja, estabelecer ou interromper a corrente elétrico que percorre.
Recepctores elétricos – transformam a energia elétrica do circuito em energia não elétrica podem ser:
- Lâmpadas (l) – transformam energia elétrica prioritariamente dita em energia luminosa;
- Resistência (r) – transforma energia elétrica prioritariamente dita em energia cinética;
- Motores m – transformam energia elétrica prioritariamente em energia cinética;
- Campainhas – transformam a energia elétrica prioritariamente em energia sonora.
Aparelhos de medição da corrente elétrica – serem para medir a intensidade da corrente elétrica e a tenção elétrica podem ser:
- Amperímetro (A) – mede a intensidade da corrente elétrica que percorre o circuito ou um por seu dele.
- Voltímetro (V) – mede a diferença de um potencial ou tenção elétrica nos extremos de um gerador ou de um recepctor.
- A seguir está representado um circuito elétrico constituído por um gerador e um recepctor (resistência R), dois aparelhos de medição da corrente (amperímetro A e Voltímetro V) e fios de ligação (f).
Resistência eléctrica
Quando aplicamos a mesma DDP nos extremos de condutores deferentes, verifica-se que as intensidades das correntes elétricas criadas são diferentes umas das outras. Isto significa que resistência da passagem da corrente elétrica e as particuladas dos condutores, não são iguais. Esta oposição da passagem das cargas elétricas nos condutores é conhecida como resistência.
Eléctrica
O seu valor numérico calcula-se pelo cociente entre a tenção elétrica U aplicada ao condutor e a intensidade da corrente elétrica, e que percorre em cada constante. A unidade SI de resistência elétrica é ohm Ω.
Fatores de que depende a resistência eléctrica
Efetuando várias experiencias, foi comprovado que a resistência elétrica de um condutor de que depende do seu comprimento, da sua área de secção transversal, do material do que e feito.
Comprimento c-consideremos dois condutores a e b feitos do mesmo material e com a mesma área de secção transversal as experiencias mostram k um condutor mais comprido tem maor resistência ou seja r e c são directamante proporcional.
Área de secção transversal – se dois condutores forem feitos do mesmo material e tiverem o mesmo comprimento, o condutor com cercado transversal maior tem menor resistência ou seja r e s são inversamente proporcionai l.
Material de fabrico – quando dois condutores são feito de material diferente apresar de terem o mesmo comprimento e a área de secção transversal igual, tem resistências diferente, a natureza de material de que um condutor e feito avalia-se pela grandeza resistividade.
A uma dada temperatura a resistividade ou resistência específica de um material e constante físico cujo valor se encontra tabelado.
No sistema internacional, a resistência mede-se em Ohm metro.
Estas conclusões comprovados experimentalmente traduzem pela relação.
Comparando os valores da resistência de valor matérias, pode-se concluir assim:
- As matérias têm resistividade baixa sendo a prática o melhor condutor;
- Os maus condutores têm resistividade muito elevados.
Leia Também Sobre: