Conteúdos
Localização
A cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica desta datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente oito mil quilómetros de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6 962 m de altitude.
Formação
A cordilheira dos Andes surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectónicas. Há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direcção à placa sul-americana e, por ser mais densa, penetrou por baixo, causando a elevação do terreno sobre essa zona de choque, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.
Divisão
Andes Setentrionais
Ao Sul da Colômbia, na fronteira com o Equador, os Andes constituem uma só cordilheira com picos vulcânicos de até 5000 m de altitude, mas para o norte se divide rapidamente em duas cordilheiras chamadas respectivamente Ocidental e Central, e da Central se desprende a Oriental.
As três Cordilheiras possuem picos, principalmente, de formação vulcânica de mais de 4 km. As cidades mais importantes dos Andes Setentrionais são: Bogotá, capital da Colômbia; Quito, capital do Equador; San-Cristóbal, na Venezuela.
Andes Centrais
Os Andes Centrais se estendem desde o Nudo de Pasco até o Macizo de las Tres Cruces. A disposição dos cabos montanhosos é de dois cabos separados por um Altiplano. A altura máxima nesta região é o Nevado Sajama (6.542 m) e o Pissis (6.882 m). Se originam dois lagos endorreicos, o Titicaca e o Poopó, interligados pelo rio Desaguadero.
Turismo
A grande beleza cénica de suas montanhas faz com que a Cordilheira dos Andes apresente um grande potencial turístico, que ainda é sub-explorado na maior parte dos países por onde se estendem suas montanhas.
A menos de uma hora de automóvel de Santiago, no Chile estão localizadas várias e famosas estâncias de esqui, tais como Valle Nevado, El Colorado, Farellones e La Parva. A região de Mendoza, na Argentina é o destino escolhido por muitas pessoas que procuram por neve.
Outros pontos comummente procurados por turistas são os lagos de água salgada existentes nos arredores de áreas dotadas de actividades vulcânicas. O norte do Chile e da Argentina compartilham os picos mais altos dos Andes, seguidos pela Cordilheira Branca, localizada no Peru, a Cordilheira Real da Bolívia e os Andes Equatorianos.
Leia Também Sobre: