Conceito de cordilheira
A palavra “cordilheira” vem do espanhol cordillera. Que refere a um sistema de montanhas coladas entre si, isto é, uma cadeia de montanhas. Uma cordilheira é uma área geográfica definida por um conjunto de montanhas relacionadas geologicamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectónicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.
Clima
As montanhas são um dos vários factores influentes no clima de um certo espaço geográfico. A precipitação de chuva e de neve é causada por essas cadeias intensamente, por exemplo. Quando o vento sopra pelo mar, o vento Húmido desce e esfria, para formar a precipitação orográfica. Então, dessa forma, o ar seco e fresco move para o lado do sotavento.
Também afecta a temperatura em geral. Quanto mais alto e o relevo, mais fria é a temperatura. Há menos oxigénio e, ainda, há uma vegetação típica, a vegetação de altitude. Essa vegetação é semelhante à tundra, com arbustos baixos, plantas rasteiras, animais como veados etc. Nas cidades dos Andes, entre elas, La Paz, é comum mascar folhas de coca, uma tradição herdada dos Incas, povo pré-colombiano da América do Sul, para suportar a falta de oxigénio e as condições do ambiente.
Uma cordilheira única, pode ser mãe de outras pequenas cordilheiras, que, na geologia, chamamos de cordilheiras secundárias. Organizadas em um sistema de topologia em árvore, as cordilheiras têm várias ramificações e são muito complexas.
Exemplos:
As cordilheiras mais famosas do mundo são a do Himalaia na Ásia, a dos Andes na América do Sul, as Rochosas na América do Norte e a dos Alpes na Europa.
Leia Também Sobre: