
Em Moçambique, as danças tradicionais são geralmente complexas e altamente desenvolvidas em todo o país. Tal como a sua diversidade cultural, há muitas e diversificadas danças tribais, que geralmente são ritualísticas por natureza. Abaixo apontamos algumas das danças tradicionais da Zona Centro do nosso país.
Conteúdos
Nhau (Zona Centro “Tete”)
O Nyau (Gule Wankulo) é uma dança praticada por vários grupos étnicos espalhados pelas regiões transfronteiriças de Moçambique, Malawi e Zâmbia. De entre eles figuram os Chewa, Achipetas e Azimbas.
A sua origem é associada à formação do Estado Undi, por volta do século XVII, (Gabinete de Organização do 1º Festival de Dança Popular, 1978), altura em que se supõe ter sido adoptado como uma forma de manifestação do seu poderio perante os povos conquistados.
Exige bastante agilidade do seu dançarino, duma máscara de madeira e a dança tabu de ritos de iniciação. A Dança Nhau foi certificada pela Organização das Nações Unida para Educação Ciência e Cultura (UNESCO) em Novembro de 2005, como uma obra-prima do património oral e intangível da humanidade.
Suas origens estão relacionadas aos Undi, que supostamente, “do Malawi” teriam vindo ensinar esta dança aos moçambicanos
O termo Nyau designa igualmente o dançarino, quando já equipado com os vestes, nomeadamente as máscaras e o restante fardamento. Por sua vez, “Gule Wankulo” significa grande dança.
Uma das características do Nyau (Gule Wankulu) é de ser uma dança essencialmente masculina.
Essencialmente, em território moçambicano, o Nyau é praticado em oito distritos da província de Tete, nomeadamente Angónia, Furancungo, Macanga, Zumbo, Tsangano, Chiúta, Zóbwe e Moatize. É também praticado na província de Maputo, distrito de Boane, trazido para esta região cidadãos oriundos sobretudo da província de Tete.
Nhambaro (Zona Centro “(Zambézia”)
A dança Nhambaro é executada, pricinpalmente por mulheres que ao ritmo que ecoa dos batuques vão mexendo os seus corpos compassando com o som. Praticada na baixa Zambézia, que compreende a cidade de Quelimane, Nicoadala, Namacurra e Inhassunge.
Niketxe (Zambézia, Nampula e Niassa)
Enquanto isto, o Niketxe é uma dança tradicional originaria das etnias lomué e macua, mais precisamente, norte da Zambézia e nas províncias de Nampula e Niassa. No distrito de Namarrói, no extremo norte da Zambézia, o Niketxe tem a componente de cobras vivas e naturais que os executantes transportam durante a exibição.
Leia Também Sobre:
- O ku Tchinga
- Jogos tradicionais de Moçambique
- Danças Tradicionais de Moçambique
- Danças tradicionais da Zona Norte de Moçambique