Referenciais inerciais é um sistema de referência em que corpos livres não tem o seu estado de movimento alterado a não ser que haja sobre eles uma forca externa.
Quando um ônibus ou um carro esta em movimento, um livro colocado sobre o assento pode ser deslocado sem que ninguém toque nele. Basta haver uma freada brusca ou uma curva em velocidade alta. Até uma pessoa distraída ou mal acomodada pode ser lançada do seu assento, tal a forca que age sobre ela.
Isso se enquadra na lei de inércia ou primeira lei de Newton que diz:
“Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento rectilíneo e uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela acção de forcas impressas sobre ele ´´
Então a primeira lei de Newton não vale no ônibus freando, fazendo uma curva ou então arrancando bruscamente. A primeira lei de Newton não vale em qualquer referencial.
Um referencial é denominado referencial inercial se nele a primeira lei de Newton é valida.
Portanto um ônibus em movimento acelerado não é u referencial inercial. Ele é um referencial não inercial
A terra eta em rotação. Consequentemente, nos movimentos descritivos utilizando-se a terra como sistema de referência, precisamos levar em conta as forcas de inércia. Esse exemplo, da terra, serve para lembrar a relevância das forcas de inércia como fora de Coriolis a forca centrifuga.
A terra não é um referencial inercial. A Terra esta em movimento de rotação. Mas, para efeito de observação que fazemos sobre as leis de Newton, essa rotação não afecta. Assim sendo, como uma das aproximações aceitamos um laboratório sobre a terra como um referencial inercial.
A forca inercial é proporcional a massa inercial, não corresponde a nenhuma interacção entre partícula, não corresponde a uma forca física.