Denomina-se invariância de Galileu o princípio de relatividade segundo o qual as leis fundamentais da física são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais, isto é, a forma das equações físicas não depender do estado de movimento de um observador, uma vez que o movimento é relativo.
Em outras palavras, “dois observador que se move com velocidade uniforme, um relativamente ao outro, devem formular as leis da natureza exactamente da mesma forma. Em particular, nenhum, observador de inércia pode distinguir entre repouso absoluto e movimento absoluto, com apelo exclusivo as leis da natureza. Não existe pois movimento absoluto, mas apenas movimento relativo. (de um observador relativamente a um outro).
Ele fundamentou seu estudo a partir de algumas premissas básicas que são as mesmas que utilizamos em nosso dia-dia para entender e classificar os movimentos.
O voo de um avião, uma viagem de carro e um navio que cruza um oceano são exemplos do nosso quotidiano, nos quais podemos aplicar os princípios de Galileu para descrever e prever tais movimentos.
Ao estudar o movimento de corpos na superfície da Terra, Galileu tentou mostrar a equivalência entre os diferentes pontos de vista observados pelos que enxergavam o movimento de um corpo. Comecemos estudando o movimento de um corpo visto a partir de dois referenciais diferentes.