Abdel Fattah Saeed Hussein Khalil as-Sisi nasceu em Cairo a 19 de Novembro de 1954, é um militar, político e presidente do Egipto desde 2014. Desde agosto de 2012 é o chefe das Forças Armadas e o ministro da Defesa do país africano. Tornou-se protagonista no golpe de Estado que derrubou Mohamed Morsi, o primeiro presidente eleito democraticamente no Egipto. Em Maio de 2014 foi eleito o novo presidente do Egipto.
Conteúdos
Perfil Académico
Estudou ciências militares no Egipto, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Casado e pai de quatro filhos, o militar passou por diferentes postos de responsabilidade nas fileiras do Exército, desde o comando do batalhão de Infantaria Mecanizada a chefia do departamento de Inteligência Militar das Forças Armadas. Também ocupou o cargo de adido militar Arábia Saudita, o que lhe rendeu projecção internacional entre os países do Golfo Pérsico. Se formou na academia militar em 1977.
Profissão
Em agosto de 2012, foi nomeado ministro da Defesa pelo então presidente Mohamed Morsi, tornando-se o mais jovem militar a assumir o cargo de chefe das Forças Armadas do país. A iniciativa foi interpretada, na época, como uma “reforma” na hierarquia militar que consolidava a autoridade de Morsi, mas também era visto como um homem de confiança entre os líderes islamitas.
Golpe do Estado
Em Janeiro de 2013, quando milhares de egípcios voltaram a se manifestar, desta vez contra Morsi. Em Julho do mesmo ano, os militares pressionaram pela renúncia de Morsi, que ao se recusar, acabou deposto por um Golpe de Estado formalizado por Sisi.
Embora as Forças Armadas do Egipto tenham escolhido Adly Mansur formalmente como presidente interino do país, Sisi foi quem se tornou de facto o comandante do país. De perfil conservador e nacionalista, o general se tornou uma figura carismática em seu país, a ponto de ser apontado com um forte candidato presidencial. E para consolidar esse passo, em Março de 2014, Sisi renunciou ao posto de Marechal nas Forças Armadas do Egito para se candidatar oficialmente ao cargo de presidente do país nas eleições de 2014.
Eleições de 2014-2018
Venceu no final de Maio a eleição presidencial de 2014, com uma vitória esmagadora por mais de 96,9% dos votos. Em 1 de Abril de 2018 o presidente não teve dificuldades na eleição presidencial de 2018 com uma nova vitória derrotando Musa Mostafa Musa.
Leia Também Sobre: