Albert Einstein nasceu em Ulm, em Württemberg, na Alemanha a 14 de Março de 1879.
Conteúdos
Perfil Académico
Seis semanas depois, a família mudou-se para Munique, onde mais tarde começou a estudar no Luitpold Gymnasium. Mais tarde, eles se mudaram para a Itália e Albert continuou sua educação em Aarau, na Suíça e em 1896 ele entrou na Escola Politécnica Federal Suíça em Zurique para ser treinado como professor de física e matemática. Em 1901, ano em que obteve seu diploma, adquiriu a cidadania suíça e, como não conseguiu encontrar um posto de professor, aceitou uma posição como assistente técnico no Escritório de Patentes da Suíça. Em 1905 ele obteve seu doutorado.
Profissão
Durante sua permanência no Escritório de Patentes, e em seu tempo livre, ele produziu muito de seu notável trabalho e em 1908 foi nomeado Privatdozent em Berna. Em 1909 ele se tornou professor extraordinário em Zurique, em 1911, professor de Física Teórica em Praga, retornando a Zurique no ano seguinte para preencher um cargo semelhante. Em 1914 foi nomeado director do Instituto de Física Kaiser Wilhelm e professor da Universidade de Berlim.
Tornou-se cidadão Alemão em 1914 e permaneceu em Berlim até 1933, quando renunciou à sua cidadania por razões políticas e emigrou para a América para assumir o cargo de professor de Física Teórica em Princeton. Tornou-se cidadão dos Estados Unidos em 1940 e se aposentou em 1945.
Veja! Conheça o inventor Da Bomba Atômica ou Nuclear
Aposentado
Após a Segunda Guerra Mundial, Einstein foi uma figura de destaque no Movimento Governamental Mundial, foi-lhe oferecida a Presidência do Estado de Israel, que ele recusou, e colaborou com o Dr. Chaim Weizmann no estabelecimento da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Einstein sempre parecia ter uma visão clara dos problemas da física e da determinação de resolvê-los. Ele tinha uma estratégia própria e foi capaz de visualizar os principais estágios no caminho para o seu objectivo. Ele considerou suas principais realizações como meros degraus para o próximo avanço.
Teoria de relatividade
No início de seu trabalho científico, Einstein percebeu que as inadequações da mecânica newtoniana e sua teoria da relatividade especial provinham de uma tentativa de conciliar as leis da mecânica com as leis do campo electromagnético. Lidou com problemas clássicos de mecânica estatística e problemas em que eles se fundiram com a teoria quântica: isso levou a uma explicação do movimento browniano das moléculas. Investigou as propriedades térmicas da luz com baixa densidade de radiação e suas observações estabeleceram a base da teoria do fotão da luz.
Em seus primeiros dias em Berlim, Einstein postulou que a interpretação correta da teoria da relatividade especial também deve fornecer uma teoria da gravitação e, em 1916, publicou seu artigo sobre a teoria geral da relatividade. Durante esse tempo ele também contribuiu para os problemas da teoria da radiação e da mecânica estatística.
Na década de 1920, Einstein embarcou na construção de teorias de campo unificadas, embora continuasse a trabalhar na interpretação probabilística da teoria quântica, e perseverou com esse trabalho na América. Ele contribuiu para a mecânica estatística através de seu desenvolvimento da teoria quântica de um gás monoatómico e também realizou um valioso trabalho em conexão com probabilidades de transição atómica e cosmologia relativista.
Após sua aposentadoria, ele continuou a trabalhar para a unificação dos conceitos básicos da física, adoptando a abordagem oposta, geometrização, para a maioria dos físicos.
As pesquisas de Einstein são, naturalmente, bem narradas e seus trabalhos mais importantes incluem Teoria Especial da Relatividade (1905), Relatividade (traduções inglesas, 1920 e 1950), Teoria Geral da Relatividade (1916), Investigações sobre Teoria do Movimento Browniano (1926) e The Evolution of Physics (1938). Entre seus trabalhos não científicos, Sobre o Sionismo (1930), Por que Guerra? (1933), My Philosophy (1934) e Out of My Later Years (1950) são talvez os mais importantes.
Honras
Albert Einstein recebeu doutorado honorário em ciências, medicina e filosofia de muitas universidades europeias e americanas. Durante a década de 1920, ele leccionou na Europa, América e no Extremo Oriente, e foi premiado com bolsas de estudo ou associações de todas as principais academias científicas em todo o mundo. Ele ganhou inúmeros prémios em reconhecimento ao seu trabalho, incluindo a Medalha Copley da Royal Society of London em 1925, e a Medalha Franklin do Franklin Institute em 1935.
Morte
Os presentes de Einstein inevitavelmente resultaram em sua moradia muito em solidão intelectual e, para relaxar, a música desempenhou um papel importante em sua vida. Ele se casou com Mileva Maric em 1903 e eles tiveram uma filha e dois filhos; seu casamento foi dissolvido em 1919 e no mesmo ano ele se casou com sua prima, Elsa Löwenthal, que morreu em 1936. Ele morreu em 18 de Abril de 1955 em Princeton.
Leia Também Sobre: