Emmerson Dambudzo Mnangagwa é um político do Zimbabué e actual presidente. Nasceu a 15 de Setembro de 1946 no Zvishavane (Zimbabué). É o actual presidente zimbabueano de 71 Anos.
Foi empossado como presidente em 24 de Novembro de 2017 depois que Robert Mugabe foi forçado a renunciar após um golpe de estado. Ele permaneceu um aliado próximo de Robert Mugabe e serviu como vice-presidente durante a presidência de Mugabe de 2014 a Novembro de 2017. Ele também foi uma figura chave na Guerra de Libertação do Zimbabué e tornou-se o Ministro da Segurança Nacional, com Robert Mugabe como chefe de o partido no poder ZANU-PF e o primeiro-ministro.
Nas décadas seguintes, Emmerson ocupou diversos cargos no governo de Mugabe e se mostrou um fiel aliado dele. Nascido e criado em Shabani, no Zimbabué, Emmerson recebeu seu treinamento militar na China e no Egipto e formou um grupo de jovens conhecido como ‘Rei Crocodilo’ que aterrorizava o governo da minoria branca da Rodésia.
Depois de criar um caos liderando seu grupo, ele foi capturado em 1965 e foi condenado à morte, mas conseguiu enganar todo mundo ao provar que tinha menos de 21 anos, o que obrigou o sistema judiciário a cancelar sua sentença de morte. Enquanto estava na prisão, ele conheceu Robert Mugabe pela primeira vez, e assim começou uma amizade política e pessoal que durou décadas, até Novembro de 2017, quando Mugabe foi “forçado” a renunciar. Toda a nação se alegrou quando forças militares intervieram e forçou Mugabe a renunciar.
Infância, adolescência e educação
Emmerson Mnangagwa nasceu em Zvishavane, no centro de Zimbabué, em 15 de Setembro de 1942, em uma família de agricultores que era agressivamente. A resistência frequente de seu pai contra os opressores brancos fez com que a família fugisse para o país vizinho, Zâmbia, por toda a vida.
Depois de terminar seus estudos no Mumbwa Boarding School, ele se matriculou em um curso de Construção da Kafue Trade School, mas olhou para o Hodgson Technical College, a principal instituição de ensino do país. Ele conseguiu passar no exame de admissão e se matriculou em um programa de quatro anos no City and Guilds Industrial Building Course.
Seu interesse em activismo político provocou durante seus dias na faculdade com a UNIP, um sindicato de estudantes do qual ele era um executivo eleito. Ele foi considerado culpado de queimar um dos edifícios durante uma de suas acções políticas violentas contra a supremacia branca. Como resultado disso, ele foi expulso do colégio.
Vida Política
Ele não estava interessado em académicos e ficou furioso sobre como os brancos, que eram minoria, governavam os africanos nativos. Como ele foi expulso da faculdade no final dos anos 50, ele se juntou a uma grupo e começou sua carreira, mas o grupo se desfez em breve, e ele ficou desempregado por um tempo. Depois disso, ele logo foi contactado pelo Partido Independente da ONU para ajudá-los na organização de suas actividades e recrutamento. Ele se juntou a eles como secretário.
Ele se juntou à União do Povo Africano do Zimbabué em 1962 e recebeu treinamento militar por algum tempo na Tanzânia, que foi então seguido por sua inscrição na Academia Militar Egípcia. Naquela época, a União Nacional Africana do Zimbabué foi formada e Emmerson, com alguns outros camaradas, uniu-se ao recém-formado partido.
Isso não foi bem para as autoridades egípcias e Emmerson foi detido. Quando Robert Mugabe ficou sabendo disso, ele viagou para o Egipto para garantir sua libertação.
Em 1963, alguns outros grupos do Zimbabué com objectivos comuns reforçaram ainda mais as suas operações e Emmerson foi enviado para a China para receber mais formação em combates e guerras de guerrilha. Na China, Emmerson se reuniu com alguns jovens radicais do Zimbabué e juntos formaram um grupo conhecido como “Grupo dos Crocodilos”.
Mas o “Grupo dos Crocodilos” não pôde continuar seus protestos violentos por muito tempo e eles foram detidos em meados de 1965, enquanto contrabandeavam armas pela fronteira do Zimbabué. Na prisão, Emmerson foi torturado brutalmente e aceitou que ele estava de facto envolvido em protestos violentos.
De alguma forma, ele conseguiu enganar o Judiciário com a ajuda de seus advogados e médicos, dizendo que ele era menor de idade e que não podia ser executado, e que a sentença de morte foi aprisionada por dez anos.
Depois de servir 10 anos na Grey Street e na Prisão de Khami, ele foi então enviado para a prisão de Harare, onde conheceu Robert Mugabe e alguns outros nacionalistas. Mais tarde ele foi enviado de volta para a Zâmbia para seus pais.
Emmerson começou a se preparar para seu diploma de direito na faculdade, através de correspondência com a Universidade de Londres, e terminou com um diploma da Universidade da Zâmbia no final dos anos 70. Depois de ter trabalhado durante alguns anos num escritório de advocacia privado, conheceu novamente Robert Mugabe durante o seu envolvimento na Guerra da Independência de Moçambique. Lá, ele se tornou amigo íntimo dele e serviu como seu guarda-costas pessoal, eventualmente acompanhando-o nas negociações durante o Acordo da Casa Lancaster, que discutia o futuro e a independência da República do Zimbabué.
Carreira política
Emmerson Mnangagwa tornou-se o primeiro-ministro da Segurança Nacional do Zimbabué independente em 1980, enquanto Robert Mugabe se tornou o Primeiro Ministro. Durante o mandato de Emmerson, o caos se seguiu na Guerra Civil de Gukurahundi, quando a Quinta Brigada do Zimbabué assassinou brutalmente várias pessoas. Emmerson negou dar tais ordens e disse que foi o exército que fez isso.
Em 1988, após as reformas políticas, Mugabe tornou-se presidente e Emmerson recebeu algumas novas responsabilidades dentro do ministério. Ele foi entregue ao Ministério da Justiça, Assuntos Jurídicos e Parlamentares. Também foi nomeado Ministro das Relações Exteriores e Finanças por um curto período de tempo. Enquanto servia nessas posições, Emmerson introduziu vários novos actos e emendas na constituição.
Em 2000, Emmerson contestou na eleição para um assento no parlamento, mas perdeu-o. O Presidente Mugabe agiu prontamente e deu-lhe um assento, no entanto, no parlamento, como orador. Isto foi seguido por um breve mandato como o Ministro de Assuntos Rurais em 2005 depois de perder mais uma eleição. Ser nomeado chefe do Ministério de Assuntos Rurais foi considerado um grande rebaixamento, e sua posição como político poderoso caiu.
Em 2007, houve uma tentativa de forçar o Presidente Mugabe a renunciar à sua posição. Acredita-se que alguns oficiais militares superiores estavam envolvidos na tentativa, apoiados por Emmerson. Todos os policiais envolvidos foram acusados de traição e punidos de acordo e o nome de Emmerson foi inocentado de todas as acusações.
Ele foi supostamente o mentor por trás da campanha presidencial de Mugabe em 2008, que garantiu um outro mandato para ele. Em Fevereiro de 2009, Emmerson foi nomeado Ministro da Defesa e, no ano de 2013, após outra vitória presidencial, Mugabe promoveu-o ainda como Ministro da Justiça e Assuntos Jurídicos.
A pressão sobre Mugabe para nomear seu sucessor foi aumentando e ele nomeou Emmerson o vice-presidente em 2014, confirmando-o como seu herdeiro. Logo depois, começaram a surgir as notícias de que Mugabe está entregando a maior parte dos deveres presidenciais a Emmerson.
O problema no refúgio começou a se formar em 2016, quando Emmerson começou a ter confrontos ideológicos com Grace Mugabe, a ex-primeira-dama do Zimbabué.
Ela foi então acusada de envenenar Emmerson quando ele começou a ficar doente a cada dia e isso levou a mais desconforto político. Parecia que Grace queria ser a sucessora de Robert Mugabe quando o presidente e Emmerson foram demitidos do cargo de vice-presidente em 6 de Novembro de 2017. Depois disso, temendo por sua vida após frequentes ameaças de morte, Emmerson fugiu para a África do Sul.
Em 19 de Novembro de 2017, foi proclamado que Emmerson havia se tornado o líder do partido no poder ZANU-PF, e reivindicado o assento presidencial. A princípio, Mugabe se recusou a renunciar, mas em 21 de Novembro de 2017, sob imensa pressão, Mugabe renunciou, abrindo caminho para que Emmerson Mnangagwa se tornasse o presidente da República do Zimbabué.
Em 24 de Novembro de 2017, Emmerson foi empossado como o terceiro presidente do Zimbabué.
Leia outras Biografias!