Karl Heinrich Marx (Tréveris 1818 – Londres 1883), foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que actuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Na Universidade de Bonn estudou Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Hegel foi professor e reitor. Ali perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado activamente do movimento dos Jovens Hegelianos.
Em 1843 Marx mudou-se para Paris, lá assumiu a direção da publicação Anais Franco-Alemães e foi apresentado a diversas sociedades secretas de socialistas. Antes ainda da sua mudança para Paris, Marx casou-se com Jenny von Westphalen, a filha de um barão da Prússia, do casamento nasceram cinco filhos.
Em 1844,Friedrich Engels visitou Marx em Paris por alguns dias. A amizade e o trabalho conjunto entre ambos, que se iniciou nesse período, só seriam interrompidos com a morte de Marx. Na mesma época, Marx também se encontrou com Proudhon, com quem teve discussões polémicas e muitas divergências. No seu período em Paris, Marx intensificou os seus estudos sobre economia política, os socialistas utópicos franceses e a história da França, produzindo reflexões que resultaram nos Manuscritos de Paris, mais conhecidos como Manuscritos Económico-Filosóficos. De acordo com Engels, foi nesse período que Marx aderiu às ideias socialistas.
De Paris, Marx ajudou a editar uma publicação de pequena circulação chamada Vorwärts!, que contestava o regime político alemão da época. Por conta disto, Marx foi expulso da França em 1845 a pedido do governo prussiano. Migrou então para Bruxelas, para onde Engels também viajou, onde foi também exculpo e o mesmo aconteceu na Colónia, ao final Marx e família conseguem migrar para Londres, onde fixaram residência definitiva. A grande obra de Marx é O Capital, na qual trata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista. É predominantemente um livro de Economia Política, mas não só. È uma obra monumental, mas incompleta, tendo sido publicado apenas o primeiro volume com Marx vivo. Os demais volumes foram organizados por Engels e publicados posteriormente.
Depois a sua morte em 1954, o Partido Comunista Britânico construiu uma lápide com o busto de Marx sobre sua tumba. Na lápide encontram-se inscritos o parágrafo final do Manifesto Comunista: “Proletários de todos os países, uni-vos!”, e um trecho extraído das Teses sobre Feuerbach: “Os filósofos apenas interpretaram o mundo de várias maneiras, enquanto que o objectivo é mudá-lo.”
Leia Também Sobre: