Sócrates nasceu em Licabeto, de família humilde, era filho de um escultor com uma parteira. Teve sua educação clássica em Atenas, onde mais tarde passou parte de sua vida caminhando descalço. Ao contrário dos sofistas, não cobrava pelos seus ensinamentos, fazendo perguntas aos seus discípulos de modo que fossem conduzidos a verdade.
Sócrates reformulou a filosofia grega, redireccionando a busca do conhecimento, antes centrado na natureza, para o homem e suas acções. Especula-se que foi casado uma ou duas vezes, e que teve um ou três filhos.
Filosofia de Sócrates
Sócrates revolucionou a filosofia, dizia que o pensamento filosófico deveria vir de dentro pra fora, com o lema: “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” Para ele o objectivo da filosofia era o perfeito conhecimento do homem, a partir do seu interior, e a moral seria para onde convergem todas as partes da filosofia.
Para Sócrates, na moral culmina a filosofia, ensinando a bem pensar para o bem viver. Apenas na prática da virtude, se alcançaria a felicidade ou semelhança com Deus. Seria apenas através da sabedoria, que se alcançaria a virtude. Também racionalizou o pensamento, para ele virtude, é razão, ciência, inteligência, não é sentimento, tradição, rotina, costume ou opinião pública.
Sócrates não deixou nada escrito, suas ideias são representadas através de seus discípulos, Platão e Xenofonte. Diziam que Sócrates não gostava das rotiidéias escritas, mas de estimuladas nas discussões. Para ele, depois de escrita, a ideia ficaria ligada ao seu autor para sempre, sendo imutável. Para ele, ainda havia muito o que filosofar, “Só sei que nada sei.”
Morte
Quando velho, confundido com os sofistas, foi acusado e condenado à morte. Elaborou sua defesa, refutando e comentado as acusações, que diziam que ele corrompia a juventude a não acreditar nos deuses da cidade. Preso, morreu ao ingerir cicuta.
Leia Também Sobre: