Xangai
Xangai (Shanghai), é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é administrada como um município chinês, com estatuto de nível de uma província.
O censo de 2010 estimou a população total de Xangai em 23 019 148 (número que o coloca no lugar da cidade mais populosa da China e da Ásia ao mesmo tempo), um crescimento de 37,53% em relação aos 16.737.734 registados em 2000. Estima-se que 89,3% da população, ou 20,6 milhões de pessoas vivam em áreas urbanas, enquanto 10,7%, ou 2,5 milhões de habitantes, vivam em regiões rurais.
Com base na população total de sua área administrativa, Xangai é o segundo maior dos quatro municípios da China, atrás de Chongqing, mas é geralmente considerada a maior cidade chinesa, porque a população urbana da Chongqing é muito menor.
Originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no sector têxtil, Xangai ganhou importância no século XIX devido a localização favorável do seu porto e por ser uma das cidades abertas ao comércio exterior pelo Tratado de Nanquim, em 1842. A cidade floresceu como um centro comercial entre o Oriente e o Ocidente e tornou-se um polo financeiro internacional na década de 1930.
A cidade é um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como o Bund, o Templo Cidade de Deus, o moderno e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental, e por sua nova reputação como um centro cosmopolita cultural. Xangai é o maior centro comercial e financeiro na China continental e tem sido descrita como o grande exemplo da pujança da economia Chinesa.
Leia Também Sobre: