Mumbai
Bombaim ou, oficialmente, Mumbai, é a segunda maior e mais importante cidade da Índia. Conta com uma população estimada em 12 478 447 habitantes sendo assim a mais populosa da Índia. As sete ilhas que vieram a constituir Bombaim foram habitadas por nómadas que tinham a pesca como a sua principal fonte de sobrevivência.
Durante séculos, as ilhas estiveram sob o controle de sucessivos impérios indianos, antes de serem cedidas aos portugueses que depois as cederam aos britânicos, quando passou a ser controlada pela Companhia Britânica das Índias Orientais. Em meados do século XVIII, a urbanização de Bombaim foi reformulada pelos britânicos, com grandes projectos de engenharia civil, fazendo surgir uma cidade comercial e cosmopolita.
Classificada como uma “cidade global alfa”, Bombaim é o maior centro económico e comercial da Índia, abrigando instituições financeiras importantes, como o Reserve Bank of India (o banco central indiano), a Bolsa de Valores de Bombaim e a Bolsa de Valores da Índia, bem como a sede de diversas empresas importantes.
Todos esses atributos fazem com que a cidade seja considerada a mais rica do país, com um produto interno bruto estimado em 209 bilhões USD (2008). A cidade ainda é responsável por quase 70% de todas as transacções comerciais e financeiras da Índia.
Com um dos maiores e mais movimentados portos do mundo, a cidade de Bombaim é responsável por cerca de 70% de toda a actividade portuária do país devido, principalmente à sua modernidade e a sua posição estratégica dentro do continente asiático.
Bombaim atrai imigrantes de todo o país e de vários países vizinhos, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Tornou-se, com isto, um núcleo cosmopolita de várias comunidades e culturas. É em Bombaim que se situa Bollywood, o principal centro da indústria indiana de cinema e televisão.
Leia Também Sobre: