John Dalton nasceu em 6 de Setembro de 1766 em Eaglesfield (Inglaterra) e morreu no dia 27 de Julho em Manchester. Ele foi um químico, físico, e meteorologista. Dalton é bem conhecido por ser o primeiro a estudar as teorias atómicas e o daltonismo.
Vida e obra
John Dalton nasceu em Eaglesfield na Inglaterra numa família Quaquer (Grupo de religiosos ingleses criados na década de XVIII). Quando ele tinha 15 anos, passou a dar aula em uma escola do seu primo chamada Kendal.
Por volta de 1790, ele decidiu fazer direito ou medicina, mas esses cursos não se encaixavam em seus planos, mesmo com o encorajamento dado por seus parentes, até que em 1793 ele se mudou para Manchester.
Ele leccionava matemática, física e química no New College. Dalton fez diversas pesquisas nas áreas de física, química, linguística e gramática. Mas duas de suas pesquisas viraram grandes destaques: A primeira teoria atómica moderna e a anomalia da visão das cores, conhecido com daltonismo, uma anomalia que ele tinha.
Dalton desenvolveu sua teoria sobre modelos atómicos em diversas conferências, como as na Royal Institution de Londres, nos anos de 1805 e 1804. Em 1807, com o seu consentimento, Thomas Thomson incluiu um sumário da teoria atómica na terceira edição de sua obra System of chemistry(Sistema de química). O próprio Dalton, no ano seguinte, no primeiro volume do seu New system of chemical philosophy (Novo sistema de filosofia química), apresentou as bases de sua nova teoria.
Modelo de Dalton (Atómicos)
De acordo com o modelo atómico de Dalton, o átomo era uma esfera rígida, sólida, neutra densa e indivisível, e era parecido como uma bola de bilhar. Depois foi provado o contrário por JJ Thomson, que foi capaz de descobrir o electrão, partícula provida de carga negativa.
Modelos Atuais
Os modelos atómicos actuais são quantificados, baseados nos princípios de mecânica quântica de Theisenberg, Böhr dentre outros. Dividindo o electrão e orbitais, os mesmos electrões podem variar no orbital, basta que possuam energia suficiente para tal.
Diferentemente do modelo de Dalton, o modelo actual não é mais necessariamente neutro, uma vez que pode ganhar ou perder electrões. Também não é mais indivisível, uma vez que foram descobertas partículas menores, como os neutrões, protões e electrões, mesões e outras ainda menores. Nem todos átomos são densa os, também não são mais considerados rígidos
Leia outras Biografias!