Conteúdos
Localização
O monte Everest, é a montanha mais alta do planeta Terra. Seu pico está a 8 848 metros acima do nível do mar, na sub-cordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias. A fronteira internacional entre o distrito nepalês do Solukhumbu e o distrito de Tingri da Região Autónoma do Tibete da China passa no cume.
Formação
Surgiu de um processo natural conhecido como dobramentos modernos. Os dobramentos modernos são estruturas geológicas que se originaram em virtude das acções do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta por serem relativamente jovens se comparadas a outras formações no planeta, dessa forma o lento processo de erosão ainda atua sobre suas formações, diferente dos dobramentos antigos, onde os processos de erosão foram responsáveis pela formação de planaltos e bacias sedimentares.
Rota Ascensão
O monte Evereste tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada. Até o final de 2006, 8 030 pessoas tentaram alcançar o topo, e delas 212 não retornaram da aventura, sendo que destas, 56% morreram depois de atingir o cume.
Perigos
O Evereste apresenta perigos, tais como mal da montanha, condições climáticas, vento, bem como os perigos objectivos importantes, como avalanches. Em 2016, havia bem mais de 200 cadáveres na montanha, sendo que alguns deles chegam a servir como pontos de referência.
Turismo
O Monte Evereste recebe anualmente 60 mil turistas que visitam sua base e aproximadamente 1.300 alpinistas que arriscam a escalada. A principal causa de mortes para os quem se arriscaram a subir o monte são as avalanches. Cerca de 200 corpos já foram abandonados no local. Especialistas dizem que, a melhor época para tentar a escalar o pico são os meses de Abril e Maio.
Curiosidades
Em condições normais, a temperatura no monte Evereste varia de 20-30 graus Celsius negativos e os ventos sopraram aos 80-90 km/h. Em outras épocas do ano, a corrente passa directamente pelo cume e os ventos podem soprar com a força de um furacão dos 190 km/h e a temperatura dispara em torno de 75 graus Celsius negativos Especialistas prevêem que, devido ao aquecimento global, em 2060, as geleiras do Himalaia já tenham desaparecido. Essas geleiras são responsáveis por abastecer 9 importantes rios asiáticos e, consequentemente, 1,3 bilhão de pessoas.
Leia Também Sobre:
- Principais montanhas do mundo e sua localização
- Monte Denali: Localização e altitude, formação, origem do nome, acesso e curiosidades
- Monte Kosciuszko: Localização, pico e origem do nome, fotos
- Monte Vinson: localização, origem do nome, história e o seu pico
- Monte Aconcágua: Localização e altitude, formação, origem do nome, acesso e curiosidades
- Monte Drakensberg: Localização e altitude, formação, origem do nome, acesso e curiosidades
- Monte Kilimanjaro: Localização, Mapa, História, Protecção, Clima: vulcanismo e neve
- Monte Namuli: Localização, História, Geografia e Fotos