A agricultura, é um termo de origem latina que significa “arte de cultivar os campos”, é uma actividade desenvolvida há milhar de anos, cujo seu objectivo principal é a produção de alimentos, tais como verduras, legumes, frutas, cereais e mais.
A agricultura de plantação, é um tipo de agricultura que consiste na exploração de vastas áreas, para o cultivo de uma determinada cultura. Este tipo de prática é típico das épocas de colonização e a medida que o tempo vai passando ela vai sofrendo alterações que lhe permitiram corresponder aos consumos da indústria moderna.
Desta forma, a plantação, é típico de agricultura especulativa, desenvolvida por grupos económicos da Europa e América do Norte. Em que consiste no aproveitamento das capacidades específicas de alguns climas e solos tropicais, para produzir em largas escalas um produto alimentar ou uma matéria-prima destinado ao consumo nas regiões do mundo fortemente industrializado.
Caso do nosso país, encontramos este tipo de agricultura, por exemplo na região centro, como é o caso da Companhia Agrícola da Borror, da Madal, dedicado a exploração de coco, a companhia açucareira de Luabo, na Zambézia, de Sena (Sofala), a companhia da Emocha-Gúrue (Zambézia), a companhia algodoeira e do Sisal de Mocuba.
Objetivos
A agricultura de plantação tinha como objectivo a produção em massa de produtos ou matérias-primas para as indústrias transformadoras, na qual uma vez submetidos a ela, os produtos eram transformados em matérias acabadas.
Alcançar o máximo rendimento e produtividade;
Maximização dos lucros.
Características
Tem-se como características a utilização de mão-de-obra local e barata, ocupando, geralmente, pontos de acesso fácil;
Uso de técnicas avançadas estando sujeita a grandes grupos financeiros como por exemplo a da América do Norte e da Europa;
Especialização na obtenção de produtos alimentares e industriais de grande procura internacional como é o caso do açúcar, café, cacau, borracha, oleaginosas, etc.
Finalidade
Destina-se para o mercado nacional e internacional com o fim comercial;
Este tinha como destino fornece bens e matéria-prima as industria e esta por sua vez para o mercado.
Leia Também Sobre:
- Agricultura tradicional: características, problemas e técnicas
- Agricultura na época dos descobrimentos
- Principais problemas e consequências da agricultura familiar
- Agricultura em Moçambique no período colonial
- Importância da agricultura familiar em Moçambique
Bibliografia
BUDULA, Hilário A. Agricultura, A Base do Nosso Desenvolvimento. Maputo 2001
MATOS, Maria Lúcia Santos et all. Contrastes Geográficos. Edições ASA. Portugal 1990 NANJOLO, Luís A. Geografia, 9ª classe. Edição Dimane. Maputo, 2001.