Julius Sello Malema, nasceu em 03 de Março de 1981, é membro do Parlamento e líder dos Combatentes da Liberdade Económica, partido nacionalista sul-africano de extrema-esquerda e nacionalista racial, fundado em julho de 2013. Ele atuou anteriormente como Presidente da Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano de 2008 a 2012.
Malema era um membro do ANC até sua expulsão do partido em Abril de 2012. Ele ocupa uma posição notavelmente controversa no público sul-africano e vida política, tendo se destacado com seu apoio ao presidente do Congresso Nacional Africano , e mais tarde Presidente da África do Sul , Jacob Zuma. Ele foi descrito por Zuma e pelo Premierda Província de Limpopo como o “futuro líder” da África do Sul. Retratos menos favoráveis o pintam como um ” populista imprudente” com o potencial de desestabilizar a África do Sul e desencadear conflitos raciais.
Malema foi condenado por discurso de ódio em Março de 2010 e novamente em setembro de 2011. Em Novembro de 2011 ele foi considerado culpado de semear divisões dentro do ANC e, em conjunto com seus dois anos suspensos sentença em maio de 2010, foi suspensa do partido por cinco anos. Em 2011, ele foi novamente condenado por discursos de ódio depois de cantar “Dubula iBunu” (“Atire no Boer”). Em 4 de Fevereiro de 2012, o comitê de apelação do Congresso Nacional Africano anunciou que não encontrava nenhuma razão para “variar” uma decisão do comitê disciplinar tomada em 2011, mas encontrou provas no agravamento das circunstâncias, levando-as a impor as mais duras sentença de expulsão do ANC.
Em 25 de Abril de 2012, Malema perdeu o recurso para que sua expulsão do ANC fosse anulada; Como isso esgotou seu apelo final, sua expulsão teve efeito imediato. Em Setembro de 2012, ele foi acusado de fraude e lavagem de dinheiro.
Ele compareceu perante o Tribunal de Magistrados de Polokwane em Novembro de 2012 para enfrentar essas acusações, além de uma acusação adicional de extorsão. O caso foi adiado para 23 de Abril de 2013 e novamente para 20 de Junho. O Estado agendou o julgamento de 18 a 29 de Novembro de 2013. O caso já foi julgado pelos tribunais devido a atrasos excessivos por parte da Procuradoria Nacional, o que levou a alegações de que nunca houve qualquer evidência substancial de corrupção começar com, e que as acusações foram politicamente motivadas.
Vida académica
Malema graduou-se na Escola Secundária Mohlakaneng , Seshego , Limpopo . Em 2010, ele completou um diploma de dois anos em desenvolvimento de jovens através da Universidade da África do Sul (UNISA). Em 2011, ele se matriculou na UNISA para um bacharelado em Comunicações e Línguas Africanas, e se formou em Março de 2016.
Vida pessoal
Malema é conhecido por suas habilidades de oratória. Ele se casou com sua namorada de longa data em uma cerimônia privada sob forte segurança em sua cidade natal Seshego em 2014. Seu primeiro filho Munzhedzi nasceu em 2016. Seu segundo filho Kopano nasceu em 2018. Malema também tem um filho chamado Ratanang, de um relacionamento anterior com Maropeng Ramohlale.
Leia outras Biografias!