Martin Luther King, Jr. nasceu a 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, USA. Sua certidão de nascimento listou seu primeiro nome como Michael, mas isso foi mais tarde alterado para Martin. Seu Avô e depois seu Pai ambos serviram como pastor da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, Geórgia. King formou-se em Morehouse College em 1948 com um diploma em Sociologia. Ele também recebeu um Bacharelado em Divindade em 1951 e depois um Ph.D. do Boston College em 1955. Foi em Boston onde se encontrou e depois se casou com Coretta Scott. Eles tiveram dois filhos e duas filhas juntas.
Conteúdos
Líder dos Direitos Civis
Martin, foi nomeado pastor da Dextro Avenue Baptist Church em Montgomery, Alabama em 1954. Foi enquanto servia como pastor da igreja que Rosa Parks foi preso por se recusar a desistir de seu assento em um ônibus para um branco homem. Isso ocorreu em 1 de dezembro de 1955. Em 05 de Dezembro de 1955, o boicote de machimbombo de Montgomery havia começado.
Em 5 de dezembro de 1955, Martin foi eleito por unanimidade, presidente da Montgomery Improvement Association, que liderou o boicote de machimbombos Montgomery. Durante esse período, os afro-americanos se recusaram a montar o sistema de machimbombos público em Montgomery. A casa do rei foi bombardeada devido ao envolvimento dele. Felizmente, sua esposa e filha de bebê que estavam em casa na época sairam ilesas.
King foi então preso em fevereiro sobre as acusações de conspiração. O boicote durou 382 dias. No final, em 21 de Dezembro de 1956, o Supremo Tribunal decidiu que a segregação racial em transporte público era ilegal. A Southern Christian Leadership Conference (SCLC) foi formada em 1957 e King foi nomeado seu líder.
Seu objetivo era fornecer liderança e organização na luta pelos direitos civis. Ele usou as idéias de desobediência civil e protestos pacíficos com base nos escritos de Thoreau e as ações de Mohandas Gandhi para liderar a organização e a luta contra a segregação e a discriminação. Suas manifestações e ativismo ajudaram a levar à aprovação da Lei de Direitos Civis de 1964 e à Lei de Direitos de Voto de 1965.
Carta de uma prisão de Birmingham:
Luther, foi uma parte importante de muitos protestos não-violentos, pois ele ajudou a liderar a luta pela segregação e a igualdade de direitos. Ele foi preso várias vezes. Em 1963, inúmeros “sit-ins” foram realizados em Birmingham, Alabama, para protestar contra a segregação em restaurantes e instalações para comer. King foi preso durante um desses e, enquanto ele estava preso, escreveu sua famosa “Carta de uma prisão de Birmingham“. Nesta carta, ele argumentou que somente através de protestos visíveis seria feito o progresso. Ele argumentou que era dever de um indivíduo protestar e de facto desobedecer leis injustas.
Sonho de Martin Luther King
Em 28 de agosto de 1963, ocorreu a Marcha em Washington liderada por Rei e outros Líderes de Direitos Civis. Foi a maior manifestação desse tipo em Washington, DC
Até então, aproximadamente 250 mil manifestantes estavam envolvidos. Foi durante este março que o rei deu o seu inspirador discurso “Eu tenho um sonho” enquanto falo do Lincoln Memorial. Ele e os outros líderes se encontraram com o presidente John F. Kennedy . Eles pediram muitas coisas, incluindo o fim da segregação nas escolas públicas, maiores proteções para os afro-americanos e uma legislação mais efetiva em matéria de direitos civis, entre outras coisas.
Prémio Nobel da Paz
Em 1963, King recebeu o nome de Time Magazine, o Homem do Ano. Ele entrou no cenário mundial. Ele encontrou com o Papa Paulo VI em 1964 e depois foi homenageado como a pessoa mais nova para receber o Prêmio Nobel da Paz . Foi premiado com isso em 10 de Dezembro de 1964 aos trinta e cinco anos. Ele deu todo o valor do prêmio em dinheiro para ajudar com o movimento dos direitos civis.
Selma, Alabama
Em 07 de Março de 1965, um grupo de manifestantes tentaram uma marcha de Selma, Alabama para Montgomery. King não fazia parte desta marcha porque queria atrasar sua data de início até o dia 08. No entanto, a marcha foi extremamente importante porque foi atingida pela brutalidade policial terrível que foi capturada.
As imagens deste fizeram um enorme impacto sobre aqueles que não estavam directamente envolvidos na luta, resultando em um protesto público para que as mudanças fossem feitas. A Marcha foi tentada de novo, e os manifestantes chegaram com sucesso a Montgomery em 25 de março de 1965, onde ouviram o rei falar no Capitólio.
Morte
Entre 1965 e 1968, King continuou com o seu trabalho de protesto e luta por direitos civis. King tornou-se um crítico da Guerra no Vietnã. Ao falar de uma varanda no Lorraine Motel em Memphis, Tennessee, em 04 de Abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado.
No dia anterior, ele deu um discurso pungente onde ele “[O Deus] me permitiu subir ao monte. E eu olhei para o outro lado. E vi a terra prometida. Eu não posso chegar lá com você”. Enquanto James Earl Ray foi preso e acusado do assassinato, houve e ainda há perguntas sobre sua culpa e se houve uma conspiração maior no trabalho.
Leia Também Sobre: