
Vladimir Illich Ulyanov,nasceu a 22 de Abril de 1870 em Simbirisk (Russia), recebeu o apelido de Lenin em sua era clandestina, estudou direito e aderiu muito cedo às idéias marxistas. Exilado em 1900, ele liderou em 1903 a tendência bolchevique na divisão do Partido Social Democrata russo.
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele participou das conferências de Zimmerwald (1915) e Kienthal (1916), onde os europeus europeus se opuseram à guerra, mas não conseguiu adotar sua posição de rejeição da “guerra imperialista” e a luta por sua transformação em uma guerra civil de classes.
Após a revolução de Fevereiro de 1917 na Rússia, ele voltou rapidamente com a ajuda do governo alemão que lhe permitiu atravessar o país em um trem no meio da guerra. Uma vez na Rússia, ele liderou a insurreição de outubro de 1917 que levou à formação de um governo bolchevique, o Conselho dos Comissários do Povo que presidiu.
Para Lênin, a revolução na Rússia foi apenas a primeira etapa da revolução mundial. No entanto, isso não poderia ter êxito sem a sobrevivência do estado soviético. Esta abordagem levou-o a que, depois de deixar sua proposta aos contendores de uma paz sem anexação ou compensação, recolhida no “decreto de paz” de 8 de Novembro de 1917, decidiu assinar a paz separadamente com a Alemanha e a Áustria-Hungria em Brest-Litovsk em 3 de Março de 1918.
No verão de 1920, depois de vencer a guerra civil e com o Exército Vermelho chegando à vitória na guerra russo-polonesa, ele acreditava que chegou a hora da revolução na Europa. Para coordená-lo, ele promoveu a criação dos partidos comunistas e os chamou para se juntarem ao Comintern ou Internacional Comunista criado em Março de 1919. Suas esperanças colapsaram com a derrota russa com Varsóvia em Agosto de 1920 e o refluxo revolucionário na Alemanha e na Hungria.
O Exército Vermelho conseguiu recuperar todos os territórios que pertenciam ao império tsarista russo, exceto aqueles que eram fortemente apoiados pelas potências ocidentais (Polônia, Finlândia e Países Bálticos).
Depois de concluir o Tratado de Rapallo com a Alemanha em 1922, tentando aproveitar o antagonismo entre Berlim e as potências ocidentais, Lenin morreu após um acidente vascular cerebral em janeiro de 1924.
Leia Também Sobre: