Benito Amilcare Andrea Mussolini, foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo
Benito Andrea Mussolini nasceu em Dovia, Itália, em 29 de Julho de 1883. No inicio de sua vida foi professor primário. Foi para a Suíça, onde permaneceu ate 1908. Ditador Italiano e criador do Fascismo.
De volta a Itália ingressou no partido socialista. Em 1912 tornou-se redator do jornal “Avanti”. Na Primeira Guerra Mundial, defendeu a entrada da Itália na guerra ao lado da França e Inglaterra.
Em 1919 voltou para atividade politica. Fundou o partido fascista (Fasci di Combattimento) , que reunia nacionalistas, sindicalistas e anarquistas. O partido era formado na maioria por ex-combatentes de guerra frustrados com a situação politica da Itália pós-guerra.
Descubra mais fatos sobre Benito Mussolini:
- Fascismo na Itália
- Putsch de Munique: O que foi, objetivo e história
- Regimes Ditatoriais (O Fascismo, Nazismo e Corporativismo)
Os “Fascistas” passaram usar camisas negras (luto da Itália) e o fascio ( feixes de varas com um machado) que tornou-se o símbolo oficial do Partido. Os membros da organização fascista passaram a organizar expedições punitivas, contra adversários políticos, principalmente contra os comunistas. Em menos de 2 anos o partido cresceu rapidamente.-Em 26 de Outubro de 1922, os Fascistas fizeram a celebre Marcha sobre Roma. No dia 30 do mesmo mês. Mussolini foi convidado a obter um cargo politico.
Benito Mussolini foi nomeado Primeiro-ministro do Rei Victor Emanuel III. O lider Fascista eliminou todos os seus possíveis adversários do regime. Em 1924 foram feitas graves denuncias contra Mussolini; Ele seria o responsável pela morte do líder socialista “Matteotti”. A partir dai Mussolini suspendeu a liberdade de imprensa e aboliu os partidos políticos.
Na politica externa, Mussolini ajudou o general Francisco Franco da Espanha, concedeu-lhe cerca de 100 mil soldados fascistas para lutar na Guerra Civil Espanhola. Em 1929, implantou o sistema de partido único e tornou-se o “Duce” (guia) da Itália. A Itália transformou-se num estado corporativista, foram feitas grandes obras publicas, combatendo assim, o desemprego.
A Etiópia foi conquistada em 1937 e a Albânia anexada em Janeiro de 1939. Em Abril do mesmo ano, Hitler e Mussolini assinaram o tratado de ajuda mutua que se chamou Eixo Roma-Berlim.
Entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado de Hitler, mas seu país militarmente fraco, foi considerado o “calcanhar de Aquiles” das potencias do Eixo. Após ser derrotado na África do Norte, Mussolini viu a sua Itália ser invadida pelas tropas aliadas em 1943. Foi deposto e encarcerado pela resistência italiana que era contra o seu regime e contra a ocupação alemã na Itália. libertado pelos alemães fundou no norte da Itália, a República Social Italiana. Com os sucessivos fracassos na guerra o ditador Italiano perdeu o seu prestigio. Os italianos os considerava uma marionete controlada pelas autoridades nazistas.
Morte do Benito Mussolini
Fundou a República Social Italiana (conhecida como República de Salò), no Norte do país, mas pouco depois viria a ser novamente preso por guerrilheiros da Resistência italiana, que o mataram a 28 de abril de 1945, juntamente com a sua companheira, Clara Petacci que embora pudesse fugir, preferiu permanecer ao lado do Duce até o fim.
Alguns historiadores italianos afirmam que o próprio Moretti matou os dois. Para outros, o autor dos disparos, feitos com a metralhadora de “Pietro”, foi outro partigiano, chamado Walter Audisio. É certo, porém, que a ação foi obra da Resistência italiana.
Leia outras Biografias!