Gilberto Mendes, nasceu em Lourenço Marques, 3 de maio de 1966, é um ator e encenador moçambicano.
Em Dezembro de 1977 bateu o seu primeiro recorde nacional em natação e integrou durante anos a selecção nacional de Moçambique. No desporto, para além da natação praticou hóquei em patins, basquetebol, futebol e hipismo Em 1985 foi escolhido para interpretar o papel principal no primeiro longa-metragem completamente moçambicano, intitulado O Vento Sopra do Norte, de José Cardoso, com produção do Instituto Nacional de Cinema.
Em 1988 ingressou no grupo Mutumbela Gogo, onde participou das peças Nove Hora, adaptação do poema homónimo de Rui Nogar; Eu Eduardo Sonhei a Terra, de Henning Mankhel; As Mãos dos Pretos, de Manuela Soeiro com adaptação de texto de Mia Couto; Aliados Naturais, adaptação do conto homónimo de Mia Couto; E Amor Vem, de Manuela Soeiro. Participou, ainda, do longametragem inglês A Child from the Child.
Durante a sua estada no Mutumbela Gogo, participou do Festival Internacional dee Tatro de Expressão Ibérica, do Festival de Arcueil e em espectáculos na sede daU NESCO em Paris, França. Participou ainda da Expo Sevilha 92 emE spanha.
No mesmo ano abandonou o Mutumbela Gogo e adquiriu os cinemas Matchedje (1000 lugares) e Estúdio 222 lugares, e fundou a sua própria companhia de teatro, o Gungu. Passou a escrever, actuar e encenar as suas peças e, simultaneamente, criou uma verdadeira escola de actores, com a sub-divisão da companhia em cinco grupos: Gungu – profissional, Gungulinho I-semiprofissional, Gungulinho II – amador, Gungulito – juvenil, Gungulinhozinho – infantil. Iniciou-se como produtor cultural promovendo espectáculos musicais e de televisão.
Em 1995 ganhou o Prémio de Mérito Lusófono atribuído pela Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento da Língua Portuguesa. O Público titulava o Gungu como “o melhor teatro da cultura lusófona. No mesmo ano estreou-se como apresentador de televisão, comandando um programa televisivo que, durante uma década, marcou o panorama musical moçambicano, o Fantasia, um concurso de novos talentos musicais.
Escreveu, realizou e actuou em seriados televisivos por si produzidos para as televisões pública e privada.
Leia Também Sobre: