Marcelino dos Santos nasceu em Lumbo a 20 de Maio de 1929, é um político e poeta moçambicano. Foi membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), onde chegou a vice-presidente.
Depois da independência de Moçambique, foi o primeiro Ministro da Planificação e Desenvolvimento, cargo que deixou em 1977 com a constituição do primeiro parlamento do país (Assembleia Popular), do qual foi presidente até à realização das primeiras eleições multipartidárias, em 1994 ganhos pelo Joaquim Chissano, candidato da FRELIMO.
Com os pseudónimos Kalungano e Lilinho Micaia tem poemas seus publicados no Brado Africano e em duas antologias publicadas pela Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa. Com o seu nome oficial, tem um único livro publicado pela Associação dos Escritores Moçambicanos, em 1987, intitulado “Canto do Amor Natural”.
Leia Também Sobre: