Morgan Tsvangirai nasceu a 10 de Março De 1952 em Gutu (Zimbabwe) trabalhador de minas, carpinteiro e fazendeiro. Ele frequentou a escola primária de St. Marks Goneso Hwedza. Ele então transferiu para Chikara Primary School Gutu. Para o ensino secundário, ele frequentou o ensino médio de Gokomere.
Ele tinha oito irmãos mais novos e a família enfrentava dificuldades financeiras. Por isso, assim que pôde, ele saiu da escola para procurar emprego para ajudar sua família.
Tsvangirai é o ex-primeiro ministro do Zimbabwe. Ele trouxe atenção internacional para a ditadura em curso em seu país de origem. Em sua carreira inicial, ele provou ser um trabalhador extremamente difícil e trabalhou em uma mina de níquel por mais de uma década. Ele rapidamente ganhou reconhecimento e aumentou nas fileiras do Sindicato dos Trabalhadores da Mina, eventualmente se tornando secretário-geral.
Ao longo dos anos, sua oposição política à atual administração tornou-se mais forte. Depois de tentar uma nova constituição para destronar o presidente Robert Mugabe, ele formou um novo partido político. Este grupo tornou-se a oposição mais forte da história do país. Ele tentou concorrer contra ele em uma eleição válida, mas a administração de Mugabe respondeu com intimidação, ameaças e até prisão. Como resultado, Tsvangirai foi preso três vezes por traição contra seu governo.
Embora todas as acusações tenham acabado por cair, ele fez pouco sucesso em afastar o poder do ditador. Ele conseguiu criar um governo de compartilhamento de poder no qual ele foi nomeado primeiro-ministro. Embora ele nunca tenha conseguido derrotar Mugabe em nenhuma eleição, ele fez do abuso de poder do governo uma questão internacional. O resto do mundo começou a pressionar Mugabe para que derrubasse e cessasse seus abusos de direitos humanos óbvios
Veja! Independência do Zimbabwe
Carreira
Em 1972, ele obteve seu primeiro emprego. Trabalhou como aprendiz de tecelão para fábrica de têxteis Elastics & Tapes em Mutare.
Em 1974, ele começou a trabalhar no Trojan Nickel Mine. Durante este período, ele também se tornou um participante ativo da Associated Mineworkers Union.
Ele continuou trabalhando na mina ganhando reconhecimento. Isso resultou em que o sindicato dos trabalhadores da mina o elegeu vice-presidente em 1985.
Em 1988, o Congresso dos sindicatos do Zimbabwe tornou-o secretário-geral. Ele era tão popular e bem sucedido que permaneceu nesse cargo até ele se demitir onze anos depois porque o sindicato se separou em diferentes festas.
Em 1997 e 1998, ele se opôs abertamente à política tributária do presidente Robert Mugabe. Usando sua posição como secretário geral, liderou uma série de greves. Ao mesmo tempo, ele se juntou à Assembléia Nacional Constitucional e serviu como seu presidente. Ele fez campanha em favor da criação de uma nova constituição para o Zimbábue.
Em 1999, ele formou o Movimento para a Mudança Democrática. A festa provou ser o desafio de oposição mais bem sucedido na história do Zimbábue.
Ele atuou como candidato nas eleições presidenciais de 2002 contra o atual presidente Robert Mugabe. Mesmo antes de votar, no entanto, ele foi acusado de traição por denúncias de que ele estava tentando assassinar o atual presidente.Acreditava-se amplamente que Mugabe ganhava ao treinar as eleições
Ele continuou a ser preso, absolvido e recostado inúmeras vezes entre 2002 e 2007. Ele foi preso por traição por tramar o assassinato, pedindo protestos em massa e durante uma reunião de oração muito controversa.
Em 15 de setembro de 2008, o presidente Robert Mugabe e Morgan Tsvangirai assinaram o acordo político global. Essa negociação levou a um acordo de compartilhamento de poder, com Mugabe permanecendo como presidente, Tsvangirai como primeiro ministro e outro líder, Mutambara, como vice-primeiro ministro.
Em 11 de Fevereiro de 2009, ele foi jurado como primeiro ministro do Zimbabwe. Apesar do poder compartilhado, o novo governo estava sobrecarregado com desentendimentos e conflitos.
Nas eleições gerais de 2013, que mais uma vez acreditaram ser manipuladas, Robert Mugabe foi reeleito como presidente. De acordo com a Constituição de 2013, o escritório do primeiro-ministro foi abolido.
Morgan Tsvangirai desempenhou um papel estelar na atenção internacional ao abuso dos direitos humanos e à ditadura em andamento no Zimbábue. Através de seus esforços persistentes, ele forçou o presidente Mugabe a concordar com um acordo de compartilhamento de poder. No entanto, o arranjo não durou muito.
Não deixa de ler:
Prémios e conquistas
Em 2001, ele recebeu o Prêmio Solida Silver Rose. Ele recebeu a honra de sua excelente conquista nas atividades da sociedade civil.
Para defender os direitos humanos, ele recebeu o Prêmio Direitos Humanos em 2009. Ele recebeu este prêmio por sua persistente luta pelos direitos humanos em seu país de origem.
Em 2009, recebeu o Lifetime Achievement Award. Foi dada a ele pela Fundação Espanhola Cristobal Gabarron pela luta pela democracia e pela paz.
Em 2013, a Universidade Sun Moon da Coreia do Sul concedeu um diploma de doutorado honorário em administração pública. Ele é apenas a 13ª pessoa a receber um diploma tão honorário da instituição de 125 anos.
Leia Também Sobre: