O feijão Nhemba, ou Vigna unguiculata (o nome botânico), é uma leguminosa anual, e pertence à família botânica Leguminosae ou Fabaceae. Geralmente são plantas de porte prostrado ou rastejante, e de crescimento indeterminado (as plantas crescem florindo até a morte, ou até ao fim do ciclo vegetativo).
A data da sementeira deve ser no mês de Janeiro nos lugares de frescura ou frio, e até Abril nos lugares de mais calor, se houver água até a floração. A produtividade do Feijão Nhemba, é influenciada por diversos factores edafo-climáticos, a saber:
Conteúdos
Fatores que influenciam a produção do feijão Nhemba
Solo e Clima
O feijão Nhemba é uma espécie que precisa de temperaturas altas nos primeiros meses do seu desenvolvimento e mais frescas na etapa da floração. A incidência da luz solar não afecta muito o desenvolvimento da planta. Necessita de boa humidade durante o ciclo vegetativo. A falta de solos apropriados com condições climáticas favoráveis para a produção do feijão Nhemba, torna a produtividade deste produto muito baixa, contribuindo assim para a insegurança alimentar em muitas populações.
Precipitação
As mudanças atmosféricas que se registam nesses últimos anos, deixam os agricultores cultivarem ou semearem de uma forma aleatória, isto é, sem calendário previsto para se produzir um certo alimento, factor este que pode trazer o risco para o agricultor de lançar logo a semente na terra por pequena queda se chuva, sem se importar do mês da sementeira da cultura. Ocorrendo assim perdas de semente e contribuindo ao mesmo tempo para a insegurança alimentar, visto que as comunidades ficarão sem sementes para a próxima sementeira ou consumo.
Seca
A seca é um dos factores fundamentais na produção agrícola, devido seus impactos negativos nas áreas de produção de produtos. Este fenómeno pode causar redução do rendimento ou mesmo a perda total de toda produção, dependendo da sua duração numa dada região. Porem a ocorrência deste fenómeno influencia na segurança alimentar das comunidades.
Pragas e doenças mais Comuns de Feijão Nhemba
As doenças e as pragas são dois fenómenos que atacam as culturas desde a sementeira ate no armazenamento, seus impactos dependem do tipo da praga ou doença. Têm uma grande influencia na segurança alimentar, visto que alteram a qualidade do alimento, e ao mesmo tempo causam danos do alimento. São elas:
Besouro da folha (Ootheca mutabilis)- tem cor acastanhada ou com manchas. Ataca as folhas do Feijão Nhemba. Também destrói as raízes, as plântulas e inflorescência, causando grandes perdas na produção. Também é vector de vários vírus.
Afídios (Aphis craccivora) – É tipo piolho que ataca as plantinhas jovens sugando a seiva. Geralmente instalam-se na parte inferior das folhas. Plantas atacadas têm um crescimento retardado e as folhas encarquilam. É vector de doenças.
Lagarta Americana (Heliothis armigera) – É bastante voraz. A cor varia desde verde claro, castanha, até quase preta. O corpo tem linhas longitudinais alternando entre linhas escuras e linhas claras. Ataca as flores, vagens e grãos.
Murchidão (Fusarium oxysporum) – Os sintomas são amarelecimento das folhas e, como o nome diz, a planta acaba por murchar.
Leia Também Sobre: