O papel da agricultura para o crescimento económico de um país sempre foi um tópico de grande relevância dentro da teoria econômica. Economistas clássicos, como Willian Petty (1623-1687) e François Quesnay (1694-1774), por exemplo, investigaram a importância da agricultura no processo de desenvolvimento econômico, o qual constitui, dessa forma, um assunto importante para economias.
A agropecuária possui importância fundamental na geração de renda, empregos e principalmente na produção de alimentos.
Apesar de inúmeros problemas enfrentados, pelos agricultores assentados nessa área, realizam actividades agropecuárias diversificadas, com relativo grau de importância no abastecimento do comércio local e internacional. Destacam-se como principais produtos agropecuários: leite, frangos e ovos, além de hortaliças, feijão e mandioca, entre outros.
Dada a importância da agropecuária, seja na ocupação de mão-de-obra rural, ou na produção de alimentos, é necessário aumentar ainda mais o atraque de investimentos. Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário das economias dos países, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas pelas primeiras comunidades sedentárias em Moçambique.
Fatores da produção agropecuária
Os factores que interferem na produção agropecuária são: terra, trabalho e capital. A importância de cada um desses factores na agricultura está relacionada ao grau de desenvolvimento económico de cada país. A produção pode aumentar ou não dependendo da melhor utilização da terra, como no uso de sementes e mudas selecionadas, de técnicas de cultivo mais racionais, de fertilizantes, inseticidas etc.
A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos dentre outros, para abastecer especialmente o mercado interno e excedente para o mercado externo. Sem contar as matérias-primas, são vários os factores que favoreceram o acelerado crescimento desse tipo de produção nos países onde ocorre, dentre os principais estão:
Grande população com perspetivas de mercado interno, generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento de tais atividades e o processo de modernização e mecanização da produção rural.
Irregularidades de superfícies favoráveis à ocupação rural e a boa fertilidade em grande parte do território, onde se pratica a atividade.
A configuração climática foi determinante para a consolidação de culturas tropicais e criação de animais, uma vez que as temperaturas são altas durante todo o ano em grande parte dos territórios.
A capital é o principal factor de produção, pois a agropecuária moderna depende de técnicas e equipamentos sofisticados como: tratores, irrigadores automáticos, semeadoiras, cortadeiras, colheitadeiras, ração e etc. Tudo isso significa que o agricultor terá grandes investimentos na sua empresa, podendo ganhar mais lucro.
Leia Também Sobre: