É um arbusto perene, pertencente à família botânica Euphorbiaceae, planta originária da América do Sul, cujo centro de origem e de diversidade mais provável é o Brasil. Exerceu papel relevante para as populações nativas, mantendo a sua posição de principal fonte de carboidrato do continente.
As variedades representam um dos principais componentes tecnológicos do sistema de produção, por sua capacidade de adaptar-se às mais diferentes condições de cultivo, pouca exigente em água e fertilidade. Na escolha das variedades, é importante levar em consideração as seguintes características gerais: alta produtividade; resistência a pragas e doenças; primeira ramificação alta; raízes com facilidade de destaque da touceira.
Conteúdos
Fatores que influenciam na produção da Mandioca
Solo e Clima
A cultura é capaz de alcançar produções satisfatórias sob condições adversas de clima e solo. É cultivada em todo o território nacional. Possui desenvolvimento ideal em regiões com altitude entre 600 e 800 metros, temperaturas anuais entre 20°C e 27°C e precipitação entre 1.000 a 1.500 milímetros por ano, com uma insolação média anual de 12 horas. Em relação ao solo, é importante observar que o desenvolvimento das raízes é melhor em solos de textura arenosa e média, solos leves, que facilitam a colheita e são livres de encharcamento. Devido ao seu desenvolvimento inicial mais lento, é importante escolher áreas com inclinação menor que 8%.
Seca
Embora a cultura da mandioca seja relativamente tolerante à seca, é conveniente plantar no início da época das chuvas. Em regiões tropicais, o cultivo pode ser realizado o ano inteiro, desde que haja humidade para seu desenvolvimento. Já em regiões subtropicais, o cultivo é restrito à época mais quente do ano (Setembro/Outubro a Março/abril), permanecendo a cultura em dormência durante o período frio e ou seco do ano. nas condições de escassez da chuva por um período longo ( seca ), a cultura acaba secando totalmente.
Pragas e doenças
Pragas
Mandarová é uma das pragas de maior importância. A lagarta pode causar severo desfolhamento, podendo reduzir rendimento da cultura e até ocasionar morte das plantas.
Ácaro é uma das pragas que atacam principalmente as folhas, comprometendo a produção.
Outras pragas também atacam a cultura da mandioca, como: percevejo- de-renda, mosca-branca, mosca- -do-broto, broca-do-caule, cupins e formiga.
Principais Doenças
Bacteriose é a doença mais expressiva da cultura, podendo causar redução na produção. Períodos chuvosos e de temperaturas amenas são condições favoráveis à disseminação da doença.
Antracnose é uma enfermidade que aparece após chuvas prolongadas.
Podridão-das-raízes é causada por inúmeros patógenos, em sua maioria sobreviventes no solo e em restos culturais.
Medidas preventivas
Utilizar práticas culturais adequadas, bom preparo do solo, controle de plantas invasoras, rotação e consorciação de culturas, inspecções periódicas das lavouras, eliminação das plantas infectadas. Caso seja necessário controle químico.
Leia Também Sobre:
- Couve: Tipos, Composição e Descrição
- Cultura do tabaco em Moçambique
- Alimentação durante a Amamentação
- Agricultura Itinerante Sobre Queimada
- Origem da agricultura
- Cultura de amendoim em Moçambique: História , Solo e Pragas
Bibliografia
CARVALHO, Sérgio Pereira, Eng. Agr. Georgeton S. R. Silveira, Departamento Técnico da Emater–MG, 2011.FAOSTAT – Food and Agriculture Organization of the United Nations. Production, crops. http://faostat.fao.org/site/339/default.aspx. 29 Mar. 2011.GABRIEL1, Luana F. Gabriel1, NEREU A. Streck, et al, Mudança climática e seus efeitos na cultura da mandioca, 2013https:www.emanter.mg.gov.br,livraria virt…SÁNCHEZ, Henrique Fischer, Engº Agrº, Carlos Vasconcelos,et al, O Amendoim – Uma Cultura de Boa Nutrição e Rendimento, 2010.TIVELLI Sebastião Wilson, FACTOR Thiago Leandro ett al, Beterraba: do plantio à comercialização Campinas: Instituto Agronômico, 2011.